Espaço, memória e cultura nos romances Desde que o samba é samba, de Paulo Lins, e A lua triste descamba, de Nei Lopes
Parole chiave:
Narrativa contemporânea, Espaço, Cultura, DeslocamentosAbstract
Este artigo tem como objetivo estudar comparativamente as relações entre centro e periferia no Rio de Janeiro da primeira metade do século XX conforme ficcionalizadas nos romances Desde que o samba é samba, de Paulo Lins, e A lua triste descamba, de Nei Lopes, ambos lançados em 2012. O trabalho inicialmente situa as duas obras no tempo-espaço narrativo e aponta para a emergência de uma cultura periférica que forma nos distantes subúrbios e nas áreas do Centro do Rio antigo que ficariam conhecidas como a “Pequena África”. Apoiados nos estudos do geógrafo Nélson da Nóbrega Fernandes (2011); em pesquisadores da memória (Orlandi, 2020b; 2004); e na leitura crítica dos romances, concluímos que o discurso literário de Lins e Lopes demanda novas cartografias e novas formas de pensar o diverso, o que nos leva à ideia de repovoamento literário como modo de entrada produtivo na poética desses escritores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ACHARD, Pierre; DAVALLON, Jean; DURAND, Jean-Louis; PÊCHEAUX, Michel; ORLANDI, Eni P. Papel da memória. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2020a.
ANDRADE, Mário de. Carnaval carioca. In: PUCHEU; Alberto; GUERREIRO, Eduardo (Orgs.). O carnaval carioca de Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011, p. 6-17.
BANDEIRA, Manuel. O enterro de Sinhô. In: BANDEIRA, Manuel. Crônicas da província do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1937, p. 107-110.
BARRETO, Lima. Feiras e mafuás: artigos e crônicas. São Paulo: Brasiliense, 1956, p. 208-212.
CARVALHO, Bruno. Cidade porosa: dois séculos de história cultural do Rio de Janeiro. Trad. Daniel Estill. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.
FERNANDES, Nelson da Nobrega. O rapto ideológico da categoria subúrbio: Rio de Janeiro 1858 – 1945. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
FONSECA, Rubem. A arte de andar pelas ruas do Rio de Janeiro. In: FONSECA, Rubem. Romance negro e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 11-50.
GARDEL, André. O encontro entre Bandeira e Sinhô. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura; Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural; Divisão de Editoração, 1996.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Modernidades negras: a formação racial brasileira (1930-1970). São Paulo: Editora 34, 2021.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
HELENA, Lucia. Náufragos da esperança: a literatura na época da incerteza. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2012.
LINS, Paulo. Desde que o samba é samba. São Paulo: Planeta, 2012.
LOPES, Nei. A lua triste descamba. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
LOPES, Nei. Rio Negro, 50. Rio de Janeiro: Record, 2015.
OLIVEIRA, Paulo César Silva de. Poética da distensão: entre a transcrição e a escritura do caminho, critica e desconstrução no Grande sertão: veredas. Manaus: Edições Muiraquitã, 2010.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ACHARD, Pierre; DAVALLON, Jean; DURAND, Jean-Louis; PÊCHEAUX, Michel; ORLANDI, Eni P. Papel da memória. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, p. 55-66, 2020b.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Cidade dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2004.
PÊCHEAUX, Michel. Papel da memória. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Papel da memória. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2020, p. 45-53.
PUCHEU, Alberto; GUERREIRO, Eduardo. Introdução. In: PUCHEU, Alberto; GUERREIRO, Eduardo (Orgs.). O carnaval carioca de Mário de
Andrade. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011, p. 19-26.
RAMA, Ángel. A cidade das letras. Trad. Emir Sader. São Paulo: Boitempo, 2015.
VELLOSO, Mônica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.
VENTURA, Zuenir. Cidade partida. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; Editora UFRJ, 2002