Uma gota d’água, outra de veneno
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.17..75-88Palavras-chave:
Crime, Monstro, Literatura Brasileira.Resumo
Este ensaio pretende mostrar como Joana, a Medéia brasileira, protagonista da peça Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, representa um monstro moral. Para isso, busca enfocar o crime cometido por ela, por vingança, como centro do argumento da peça, apesar dos deslocamentos que pretendem apresentá-la como representante do povo brasileiro, mais vítima que algoz na trama adaptada.
Referências
BARBOSA, Tereza Virgínia Ribeiro. Para os deuses não há argumentos. In: MENDES, Eliana Amarante de Mendonça; OLIVEIRA, Paulo Motta; BENN-IBLER, Veronika (Org.). Revisitações. Edição comemorativa. 30 anos da Faculdade de Letras/UFMG. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1999. p. 317-329.
BARBOSA, Tereza Virgínia Ribeiro. Termos relativos à idéia de prece na Medéia de Eurípides. Todas as letras – Revista de Língua e Literatura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Ano 6, n. 6, p. 43-50, 2004.
BARBOSA, Tereza Virgínia Ribeiro. A tragédia grega – consciência e aceitação do limite como meio de alcançar o conhecimento. Uniletras, Universidade Estadual de Ponta Grossa, n. 22, p. 25-40, dez. 2000.
BARBOSA, Tereza Virgínia Ribeiro. A sedução do estrangeiro em Sófocles, Eurípides e Apolônio de Rodes. In: MENDES, Eliana Amarante de Mendonça; OLIVEIRA, Paulo Motta; BENN-IBLER, Veronika (Org.). O novo milênio: interfaces lingüísticas e literárias. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001. p. 551-560.
BARBOSA, Tereza Virgínia Ribeiro. Chico Buarque, Brasil e Europa – depois de um simpósio. In: CARREIRA, André Luiz Antunes et al. (Org.). Mediações performáticas latino-americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 181-190.
BARDOTTI, Sergio. Os saltimbancos. Trad. e adap. Chico Buarque. São Paulo: Global, 1999.
BARROS, Leila Cristina. Tragédia social em Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes: aspectos hipermidiais e intertextuais. 2005. 8 p. Disponível em: <http://www.ucm.es/info/especulo/numero31/chicobu.html>. Acesso em: 4 jun. 2008.
BUARQUE, Chico; PONTES, Paulo. Gota d’água. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
BUARQUE, Chico; PONTES, Paulo. Apresentação. In: ____. Gota d’água. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. p. XI-XX.
BUARQUE, Chico. Entrevista à equipe de O Pasquim. O som do Pasquim. Rio de Janeiro, O Pasquim, 1975. 27p. Disponível em: < http://www.chicobuarque.com.br/texto/mestre.asp?pg=entrevistas/entre_1976.htm>. Acesso em: 4 jun. 2008.
BUARQUE, Chico. Entrevista a Antônio Crysóstomo. O compositor de “Construção”, pronto para novo vôo, conta os problemas que enfrentou. Revista Veja, 28 de outubro de 1976. 5 p. Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/texto/mestre.asp?pg=entrevistas/entre_1976.htm>. Acesso em: 4 jun. 2008.
COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). A pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 23-60.
EURÍPIDES. Medéia. In: ÉSQUILO, Prometeu acorrentado; SÓFOCLES, Édipo rei; EURÍPIDES, Medéia. Trad. Alberto Guzik et al. São Paulo: Abril Cultural, 1982. p. 157-222.
FOUCAULT, Michel. Prefácio. In: ____. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. IX-XXII.
JEHA, Julio. Monstros como metáforas do mal. In: JEHA, Julio (Org.). Monstros e monstruosidades na literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 9-31.
MAGALDI, Sábato. Uma ovação para a tragédia brasileira., Jornal da Tarde, Rio de Janeiro, 30 jan. 1976. 2 p. Disponível em:<http://www.chicobuarque.com.br/critica/mestre.asp?pg=gotadaagua_critica.htm>. Acesso em: 4 jun. 2008.
MAGALDI, Sábato. O universal brasileiro. Rio de Janeiro, Jornal da Tarde, 27 maio 1977. 2 p. Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/critica/mestre.asp?pg=gotadaagua_critica.htm>. Acesso em: 4 jun. 2008.
MICHAUSKI, Yan. Um clássico sempre vigoroso. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1º jul. 1980. Caderno B. 1 p. Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/critica/mestre.asp?pg=gotadaagua_critica.htm>. Acesso em: 4 jun. 2008.
PEIXOTO, Fernando. Uma tragédia nacional-popular. Apresentação para Gota d’água. dez. 1975. 1 p. Disponível em:<http://www.chicobuarque.com.br/critica/mestre.asp?pg=gotadaagua_critica.htm>. Acesso em: 4 jun. 2008.
PEIXOTO, Fernando. Medéia nova. In: PEIXOTO, Fernando. Teatro em pedaços. São Paulo: Hucitec, 1980. 1 p. Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/critica/mestre.asp?pg=gotadaagua_critica.htm>. Acesso em: 4 jun. 2008.
RODRIGUES, Selma Calasans. Parricídio simbólico em Gota d’água. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 58, p. 43-57, ago-out. 1979.