O legado de Paulo Leminski e seu lugar na tradição literária brasileira

Autores

  • Cláudio José de Almeida Mello Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.23.1.97-113

Palavras-chave:

Paulo Leminski, Literatura brasileira contemporânea, Cânone literário.

Resumo

Atento às possibilidades das linguagens de seu tempo, o autor multifacetado Paulo Leminski reelabora materiais verbais e não verbais de fontes diversas em prol de uma nova expressão, adequada a uma nova visão de mundo. Como mostra a sua própria condição de vida, o autor pagou o preço até de uma sobrevivência difícil por não aderir ao mercado; talvez por isso, ele pôde elaborar sua obra com uma radicalidade estética que o coloca entre os maiores autores da literatura brasileira contemporânea. Mais de 20 anos após sua morte, ainda estamos em débito com ele, cuja produção – que inclui poesia, prosa, música, diálogos interartes, ensaios, traduções, biografias –, pela sua qualidade estética, demanda estudos aprofundados que permitam uma difusão à altura de seu lugar na tradição literária brasileira.

Referências

ALEGRÍA, Fernando. Antiliteratura. In: FERNÁNDEZ MORENO, César (Coord.). América Latina em sua literatura. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 243-278.

ASSUNÇÃO, Ademir. Artilharia ligeira para um kamiquase. 2008. Disponível em: <http://zonabranca.blog.uol.com.br/arch2008-08-17_2008-08-23.html>. Acesso em: 19 mar. 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 2 ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. 4 ed. São Paulo: Hucitec; Brasília: Universidade de Brasília, 1999.

Bloom, Harold. A angústia da influência. Trad. Miguel Tamen. Lisboa: Cotovia, 1991.

BONVICINO, Régis (Org.). Envie meu dicionário: cartas e alguma crítica. São Paulo: Ed. 34, 1999.

BORGES, Jorge Luís. Kafka y sus precursores. In: Otras inquisiciones. Buenos Aires: Emecé Editores, 1960. p. 145-148.

CAMPOS, Haroldo de. Prólogo. In: LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 9.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8 ed. Trad. Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 2001.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. 3 ed. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.

GÓES, Fred; MARINS, Álvaro (Orgs.). Melhores poemas de Paulo Leminski. São Paulo: Global, 2001.

GUIMARÃES, Denise. Entrevista com Paulo Leminski. Nicolau, Curitiba, n. 19, ano III, 1989, p. 6-10.

KRISTEVA, Julia. Semiótica do romance. Lisboa: Arcádia, 1978.

LEMINSKI, Paulo. Agora é que são elas. 2 ed. São Paulo: Brasiliense; Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura da Cidade de Curitiba, 1984. 1a reimpressão, 1999.

LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LEMINSKI, Paulo. Catatau. Curitiba: Edição do autor, 1975.

LEMINSKI, Paulo. Distraídos venceremos. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Alice Ruiz e Áurea Leminski (Introd. e org.). Curitiba: Pólo Editorial do Paraná, 1997.

LEMINSKI, Paulo. Gozo fabuloso. São Paulo: DBA, 2004.

LEMINSKI, Paulo. Guerra dentro da gente. São Paulo: Scipione, 1988.

LEMINSKI, Paulo. La vie en close. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

LEMINSKI, Paulo. Metaformose. São Paulo: Iluminuras, 1994.

LEMINSKI, Paulo. Não fosse isso e era menos / não fosse tanto e era quase. Curitiba: Ed. do Autor, 1980.

LEMINSKI, Paulo. O ex-estranho. Alice Ruiz e Áurea Leminski (Org.). São Paulo: Iluminuras, 1996.

LEMINSKI, Paulo. Polonaises. Curitiba: Ed. do Autor, 1980.

LEMINSKI, Paulo. Quarenta clics em Curitiba. Jack Pires (fotos). 2 ed. Curitiba: Etcetera, 1990.

LEMINSKI, Paulo. Uma carta uma brasa através / Cartas a Régis Bonvicino (1976-1981). São Paulo: Iluminuras, 1992.

LEMINSKI, Paulo. Um escritor na biblioteca: Paulo Leminski. Curitiba: BPP/SECE, 1985.

LEMINSKI, Paulo. Vida: Cruz e Sousa, Bachô, Jesus e Trótski. Porto Alegre: Sulina, 1998.

LEMINSKI, Paulo. Winterverno. Suplicy Neto, João Virmond (ilustr.). Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1994.

MELLO, Cláudio J. de A. A intertextualidade pós-moderna de Agora é que são elas. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. Assis, 2001.

MELLO, Cláudio J. de A. Discurso social, história e política no romance histórico contemporâneo de língua portuguesa: Leminski, Lobo Antunes e Pepetela. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. Assis, 2005.

MOREIRA, Paula Renata Melo. Espólio de Paulo Leminski: literatura contemporânea? Patrimônio cultural? In: Anais do IV ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, UFBA, 2008. Disponível em <http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14358.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2013.

SALVINO, Rômulo Valle. Catatau: as meditações da incerteza. São Paulo: Educ, 2000.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva; Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1978. p. 11-28.

SARDUY, Severo. O barroco e o neobarroco. In: FERNÁNDEZ MORENO, César (Coord.). América Latina em sua literatura. Trad. Luiz João Gaio. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 161-178.

TIEGHEM, Paul Van. Crítica literária, história literária, literatura comparada. In: COUTINHO, Eduardo; CARVALHAL, Tânia Franco (Orgs.). Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 89-96.

VAZ, Toninho. Paulo Leminski: o bandido que sabia latim. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Downloads

Publicado

2014-07-01