Representação do Tambor de Mina pela literatura afro-brasileira de Bruno de Menezes

Autores

  • Állan Sereja dos Santos Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Felipe dos Santos Matias Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.4.229-243

Palavras-chave:

Tambor de Mina, Bruno de Menezes, Literatura Afro-Brasileira

Resumo

Este estudo tem o objetivo de investigar o modo pelo qual o literato negro Bruno de Menezes representa a afrorreligião Tambor de Mina em sua poética. Para isso, analisa-se o poema “Toiá Verequête” – presente na obra literária Batuque (1931) –, que narra a incorporação do vodum Toiá Verequête na mãe de santo Ambrosina, em um terreiro. No que concerne aos aportes teórico-críticos, dialoga-se com os estudos de Eduardo de Assis Duarte (2010), Abdias do Nascimento (1978), Mundicarmo Maria Rocha Ferretti (1996), Anaíza Vergolino (2003), Taissa Tavernard de Luca (2010), Naiara Larissa Raiol Valcacio (2022), Aldrin Moura de Figueiredo (2001), Paulo Nunes (2002), Luiz Augusto Pinheiro Leal (2011) e Mariana Janaina dos Santos Alves (2021). Bruno de Menezes, ao colocar em seu poema uma mãe de santo e um vodum como personagens principais e a guma como espaço de um texto poético, contribui para a valorização da afrorreligião Tambor de Mina. O ponto de vista construído pelo poeta em seu poema não folcloriza ou erotiza os personagens negros. Pelo contrário, valoriza o protagonismo destes e de sua cultura ancestral.

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Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Dossiê: Literaturas negras brasileiras em discussão