O PACTO HOBBESIANO: DAS PAIXÕES A SOCIEDADE CIVIL
Palavras-chave:
Paixões, Estado de natureza, Estado civil, Desejo, HobbesResumo
O objetivo deste artigo é refletir a partir da obra Leviatã do filósofo Thomas Hobbes, sobre a necessidade da criação do Estado civil como forma de garantir a proteção e defesa dos homens, bem como, analisar o papel das paixões na passagem do estado de natureza para o estado civil, dando destaque para a paixão ‘desejo’. O problema a ser investigado é se realmente as paixões são ou não essenciais na criação, do estado civil proposto por Hobbes. A tese é de que as paixões levam os homens a serem lobos uns para os outros no estado de natureza, mas também, se colocam como causa motivadora da sociedade civil.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. A Teoria das Formas de Governo. Brasília: UnB, 1985.
BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
BOCCA, Francisco Verardi. Do Estado a Orgia: Percurso de um materialismo às últimas consequências. Curitiba: No prelo 2011.
FRATTESCHI, Yara. A fisica da politica: Hobbes contra Aristóteles. Campinas: Unicamp, 2008.
HOBBES, Thomas. The Elements Of Law. Edited with a Preface and Critical Notes by Ferdinand Tönnies, London: Frank Cass & Co, 1969.
HOBBES, Thomas. Leviatã: ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil.
Tradução: João Paulo Monteiro Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Nova Cultural,1988.
HOBBES, Thomas. Do Cidadão. Tradução, apresentação e notas: Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HOBBES, Thomas. Leviatã: ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Tradução: Rosina D’ angina / Consultor jurídico: Adv. Thélio de Magalhães. São Paulo: Martin Claret, 2009.
KAYSER, Marcos. O Paradoxo do desejo: Hobbes e a mecânica do desejo nas relações de poder. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2007.
LIMONGI, Maria Isabel. O homem excêntrico: paixões e virtudes em Thomas Hobbes. São Paulo: Loyola, 2009.
MONZANI, Luiz Roberto. Desejo e prazer na idade moderna. Campinas: Unicamp, 1995.
RIBEIRO, Renato Janine. Ao leitor sem medo. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
ROCHA, Emerson Ferreira da. O Estado de Natureza: Medo e esperança em Hobbes. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2010.
SILVA, Hélio Alexandre. As paixões humanas em Thomas Hobbes: Entre a Ciência e a Moral, o Medo e a Esperança. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter seus trabalhos para publicação, os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Outramargem o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.