Tecnologia móvel e pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso na Apae-bh

Autores

  • Beatriz Valadares Cendon Universidade Federal de Minas Gerais,MG, Brasil. .
  • Peter Williams University College London (UCL), Londres, .

Resumo

O compartilhamento de dados científicos é primordial para a ciência, pois seu progresso depende, talvez como nunca antes, da colaboração entre os diversos atores e comunidades científicas. Investiga-se, no artigo, sobre a importância da Curadoria Digital de Dados Científicos (CDDC) para a Ciência da Informação (CI) no Brasil, frente à tendência internacional. O método seguiu abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada, exploratória e descritiva. Pesquisa tipo Survey foi aplicada para obter a opinião dos pesquisadores da área no Brasil. As análises revelam que o conhecimento sobre CDDC é atualmente escasso, havendo relativo baixo grau de adesão dos pesquisadores à essa temática. Tais constatações configuram um cenário desafiador para a CI, mas também de oportunidades para o profissional. Constata-se que a área está ainda se adaptando às novas tendências em CDDC. Espera-se contribuir com insumos conceituais para que a CI reflita mais objetivamente sobre um plano de ações concreto capaz de preencher a lacuna teórica e prática constatada pela pesquisa. Poderá adequar os currículos de formação de seus futuros pesquisadores e profissionais para que passem a contribuir efetivamente com novas soluções para os desafios da curadoria digital.

Biografia do Autor

  • Beatriz Valadares Cendon, Universidade Federal de Minas Gerais,MG, Brasil. .
    Doutora em Ciência da Informação. Professora do PPG-GOC/Escola de Ciência da Informação
  • Peter Williams, University College London (UCL), Londres, .
    Reino Unido. Doutor em Information Science. Professor do Department of Information Studies

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Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tecnologia móvel e pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso na Apae-bh. (2020). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 280-299. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22292