Qualidade de vida no trabalho e gestão da qualidade em empresa de informática

Autores

  • Márcia Silveira Almeida

Resumo

ALMEIDA, Márcia Silveira de. Qualidade de vida no trabalho e gestão da qualidade em empresas de informática. Belo Horizonte: UFMG, 1996. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Biblioteconomia da UFMG. Orientador: Lúcio Flávio Renault de Moraes. No mundo dos negócios do século XXI, informação é um insumo estratégico para a garantia da competitividade; a tecnologia da informação, a principal ferramenta e, os talentos humanos, o principal recurso. Nesta nova era da sociedade baseada no conhecimento, a missão do profissional de informática é promover a excelência das organizações por meio da qualidade de seus produtos e serviços. O principal objetivo deste trabalho foi investigar, à luz da abordagem de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), os principais aspectos da relação entre o indivíduo e a organização que favorecem ou prejudicam o nível de qualidade dos serviços realizados pelos profissionais do setor de software. Investigamos, também, sobre a existência de correlação entre os escores de QVT previstos no Modelo das Dimensões da Tarefa de HACKMAN & OLDHAM e o estágio de programas de implantação de Sistemas de Gestão e Garantia da Qualidade baseados na norma internacional ISO 9000-3, o que conferiu um caráter pioneiro a esta pesquisa. A amostra das empresas incluiu dezoito micro e pequenas empresas paranaenses participantes do Programa Rumo ISO 9000-3, desenvolvido no âmbito do Subprograma Setorial de Qualidade e Produtividade em Software do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade e duas empresas de grande porte de Belo Horizonte. A amostra de profissionais de informática totalizou 300 entrevistados. O instrumento utilizado para diagnóstico de QVT foi o Job Diagnostic Survey (JDS) de HACKMAN & OLDHAM, com algumas alterações que foram validadas, em forma e conteúdo, por meio de painel de especialistas da área e da realização de estudo de caso preliminar. Para avaliação do processo de gestão da qualidade nas empresas de software, foi elaborado um questionário específico, fundamentado na norma ISO 90003, nos requisitos da ISO 9004-2 referentes à administração de pessoal e nos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade 1995 relativos ao desenvolvimento e à gestão de recursos humanos. De modo geral, os escores das variáveis de QVT referentes à satisfação dos empregados com as características intrínsecas ao trabalho foram razoáveis e maiores que aqueles associados aos sentimentos de satisfação com a empresa. Na perspectiva do JDS, as variáveis do primeiro grupo com resultados mais positivos foram a significância da tarefa e o inter-relacionamento enquanto que o menor score foi o de autonomia, seguido do feedback extrínseco. Quanto ás variáveis relativas aos sentimentos de satisfação com a empresa, os entrevistados se manifestaram insatisfeitos com a segurança no trabalho e com a supervisão e muito insatisfeitos, com a compensação. As questões comentadas incluídas no JDS permitiram identificar limitações dos parâmetros definidos pelos autores para o diagnóstico de QVT de profissionais do setor de software. Os resultados da pesquisa revelaram que QVT favorece a qualidade dos serviços no setor de software, mas não foram observadas diferenças significativas entre os escores de QVT das empresas que se encontravam no estágio final de um programa para Certificação ISO 9000 e daquelas que se encontravam no estágio inicial. Entretanto, consideramos que a amostra foi insuficiente para generalizar essa observação. Além disso, observou-se que as principais barreiras à qualidade de software se relacionam às práticas gerenciais aplicadas à gestão das equipes, dos ambiente físico e social do trabalho. Finalizamos com recomendações à academia para o aprimoramento do JDS e da ISO 9000-3 e recomendações às organizações de software, para a elaboração de estratégias de implantação de programas de Certificação ISO 9000.

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Publicado

2007-11-26

Como Citar

Almeida, M. S. (2007). Qualidade de vida no trabalho e gestão da qualidade em empresa de informática. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22317

Edição

Seção

Teses e Dissertações