Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica

Autores

  • Maria de Fátima S. Maia
  • Sônia Elisa Caregnato

Resumo

Estudo bibliométrico sobre redes de colaboração científica entre os professores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). As características de colaboração foram estudadas através das co-autorias dos artigos publicados em periódicos, no período entre 1991 e 2002. As análises revelaram que os professores publicam mais artigos em autoria compartilhada do que individual. Não foi encontrada relação entre o aumento da produtividade e um número maior de colaboradores, pois a taxa de produtividade e a taxa de autores por artigo não apresentam a mesma tendência; ou seja, o número de artigos publicados cresceu enquanto que o número de colaboradores permaneceu constante no período estudado. As análises de redes sociais revelaram uma configuração em torno dos professores mais produtivos

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Publicado

2008-08-22

Como Citar

Maia, M. de F. S., & Caregnato, S. E. (2008). Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 13(2), 18–31. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22363

Edição

Seção

Artigos