O marketing profissional e suas interfaces: a valorização do bibliotecário em questão

Autores

  • Carla Erler Matos
  • Gabriela de Almeida Cassa

Palavras-chave:

Marketing profissional. Bibliotecário. Valorização profissional. Estereótipos

Resumo

Apresenta o marketing profissional, apropriando-se de concepções clássicas do marketing, do endomarketing e do marketing pessoal, descritas na literatura da área de Biblioteconomia e de Administração. Em face da emergência de ações que visem o reconhecimento e a valorização social do bibliotecário, propõe-se destacar estereótipos construídos em torno de sua imagem, que ofuscam uma correta visibilidade pública da profissão. Descreve ações voltadas para a aplicação do marketing à promoção desta imagem em nível pessoal, acadêmico e institucional. Considera ser necessário o investimento conjunto na divulgação profissional, por parte de instituições formadoras e dos órgãos representativos da classe, a fim de consolidar uma imagem positiva do bibliotecário.

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Publicado

2008-08-22

Como Citar

Matos, C. E., & Cassa, G. de A. (2008). O marketing profissional e suas interfaces: a valorização do bibliotecário em questão. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 13(2), 148–167. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22371

Edição

Seção

Artigos