O profissional da informação: uma análise baseada nos múltiplos papéis de Ulrich

Autores

  • Vera L. Cançado
  • Nilceia Lage Medeiros
  • Ester Eliane Jeunon

Palavras-chave:

Profissionais da informação, múltiplos papéis dos profissionais da informação, múltiplos papéis dos profissionais de RH.

Resumo

O objetivo é o de discutir as funções dos profissionais da informação, utilizando o modelo dos múltiplos papéis de Recursos Humanos (RH). Nesse modelo, Ulrich (1998) argumenta que o profissional de RH, como parceiro empresarial, deve atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, levantando-se na literatura especializada as diversas funções e papéis propostos para o profissional da informação, comparando-os com o modelo de Ulrich (1998). A partir dessa comparação, e analisando a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO (2002), concluiu-se que o modelo proposto pode ser aplicado na análise das atuais funções demandadas ao profissional da informação. As metáforas adaptadas para os múltiplos papéis dos profissionais da informação são: parceiro estratégico, especialista informacional, diagnosticador das necessidades informacionais e agente de mudanças. Os profissionais da informação são parceiros empresariais que diagnosticam as necessidades da organização em termos de competências informacionais, alinhando as práticas das unidades de informação às estratégias empresariais, e contribuindo para agregar valor ao negócio das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-08-22

Como Citar

Cançado, V. L., Medeiros, N. L., & Jeunon, E. E. (2008). O profissional da informação: uma análise baseada nos múltiplos papéis de Ulrich. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 13(2), 196–218. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22373

Edição

Seção

Artigos