O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para sucesso da gestão do conhecimento

Autores

  • Fernandez Kenji Inazawa

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Cultura organizacional, Mudança organizacional, Aprendizagem organizacional, Knowledge management, Organizational culture, Organizational change, Organizational learning.

Resumo

Apesar das empresas buscarem ampliar seu conhecimento organizacional para obter vantagem competitiva, a Gestão do Conhecimento tem encontrado resistências, pois não há como deixar de trabalhar a cultura das organizações e seus processos de aprendizagem se há interesse real em se gerir o conhecimento. Dependendo do tipo de cultura predominante e da abertura que se dá ao aprender organizacional, uma empresa pode abri-se ou fechar-se ao processo de Gestão do Conhecimento. Este artigo, portanto, levanta a necessidade de se dar atenção à cultura organizacional e a seus processos de aprendizagem para que a Gestão do Conhecimento seja bem sucedida. Cultura organizacional é um tema bastante amplo e complexo, que sofre influência tanto da cultura dos indivíduos que trabalham nas organizações, quanto da cultura do país em que as organizações se encontram. Sem querer esgotar o tema, buscou-se dar ênfase à questão da cultura organizacional em si e sua relação com o sucesso da Gestão do Conhecimento. A aprendizagem organizacional foi apresentada como alternativa para flexibilizar a cultura e facilitar os processos de Gestão do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-09

Como Citar

Inazawa, F. K. (2009). O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para sucesso da gestão do conhecimento. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 14(3), 206–220. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22392

Edição

Seção

Revisões de Literatura