Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo do uso do Portal de Periódicos CAPES entre áreas do conhecimento

Autores

  • Adriana Áurea Lara Cunha
  • Beatriz Valadares Cendon

Palavras-chave:

Periódicos Eletrônicos. Bibliotecas Digitais. Portal de Periódicos Capes.

Resumo

A presente pesquisa relata o uso do Portal de Periódicos Capes por pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Humanas da UFMG. O estudo foi de caráter qualitativo e utili-zou técnicas de entrevista e incidente crítico para investigar a razão dos comportamentos informacionais distin-tos de pesquisadores das três áreas, considerando, entre outros fatores, as diferenças na organização da literatura de cada área. Estiveram envolvidos os departamentos de Ciências Aplicadas à Educação, História e Psicologia (Ciências Humanas), Linguística, Fotografia, Teatro e Cinema e Artes Plásticas (Linguística, Letras e Artes), Parasitologia, Farmacologia e Microbiologia (Ciências Biológicas). Nessas unidades foram entrevistados 5 dire-tores e 18 pesquisadores. Investigaram-se as características literárias de cada área, tais como tipo de fontes, tipo de conhecimento contido nas fontes, tipo de relevância das fontes, aspectos do comportamento de busca, os motivos de uso e não uso, barreiras, recompensas e outros fatores que poderiam influenciar o uso do Portal As análises mostram diferenças de comportamento dos docentes e dos fatores que interferem o uso e não uso do Portal entre departamentos de uma mesma área e entre pesquisadores de um mesmo departamento. Os resultados da pesquisa qualitativa indicam que não se deve formular hipóteses genéricas para as grandes áreas do conheci-mento e que os fatores de uso e não uso são específicos para cada disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-08

Como Citar

Cunha, A. Áurea L., & Cendon, B. V. (2010). Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo do uso do Portal de Periódicos CAPES entre áreas do conhecimento. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 15(1), 70–91. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22414

Edição

Seção

Artigos