Ferramenta ontoKEM: uma contribuição à Ciência da Informação para o desenvolvimento de ontologias

Autores

  • Sandro Rautenberg
  • Antonio Costa Gomes Filho
  • José Leomar Todesco
  • Fernando Álvaro Ostuni-Gauthier

Palavras-chave:

ontoKEM, Ontologias, Ciência da Informação, Ferramentas para o desenvolvimento de ontologias, Ferramentas para a Ciência da Informação.

Resumo

No campo da Ciência da Informação, ontologias têm sido desenvolvidas e aplicadas para organizar o conhecimento. Neste contexto, munir-se de metodologias e ferramentas adequadas em trabalhos de desenvolvimento de ontologias é pertinente. Este artigo trata da ferramenta para o desenvolvimento de ontologias ontoKEM, na perspectiva de sua contribuição à Ciência da Informação. Conclui-se que, mediante um processo metodológico incorporado, os artefatos de documentação e exemplos de aplicação da ontoKEM tem sua utilidade perante outros estudos na Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-24

Como Citar

Rautenberg, S., Gomes Filho, A. C., Todesco, J. L., & Ostuni-Gauthier, F. Álvaro. (2010). Ferramenta ontoKEM: uma contribuição à Ciência da Informação para o desenvolvimento de ontologias. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 15(1), 239–258. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22423

Edição

Seção

Revisões de Literatura