Modelo de conhecimento para mapeamento de instrumentos da gestão do conhecimento e de agentes computacionais da engenharia do conhecimento
Palavras-chave:
Modelo de Conhecimento, Agentes Computacionais da Engenharia do Conhecimento, Instrumentos da Gestão do Conhecimento, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Ontologia para Engenharia e Gestão do Conhecimento.Resumo
Este artigo tem como base uma visão interdisciplinar da práxis das áreas Engenharia do Conhecimento e Gestão do Conhecimento nos processos de criação, organização, formalização, compartilhamento, aplicação e refinamento de conhecimento. Uma análise da literatura dessas áreas revelou um desconhecimento dos construtos utilizados em pesquisas e desenvolvimentos interdisciplinares e a necessidade de um modelo para a convergência de construtos inerentes. Discute-se um modelo de conhecimento para mapear a utilização de Agentes Computacionais da Engenharia do Conhecimento em Instrumentos da Gestão do Conhecimento. Via a Engenharia de Ontologias, o modelo proposto teve sua viabilidade técnica comprovada em dois estudos de caso, confirmando sua capacidade para: organizar, formalizar e compartilhar conhecimento já estabelecido; e criar conhecimento novo, não estabelecido academicamente, para ser aplicado e refinado. O modelo foi verificado por especialistas que apontaram, dentre os resultados: i) um conjunto de questões que norteiam o entendimento interdisciplinar de objetos de investigação da Engenharia e da Gestão do Conhecimento; e ii) uma forma de integração de unidades de conhecimento inerente ao projeto de Agentes Computacionais da Engenharia do Conhecimento como soluções tecnológicas mais aderentes aos Instrumentos da Gestão do Conhecimento.Downloads
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Publicado
2011-01-17
Como Citar
Rautenberg, S., Steil, A. V., & Todesco, J. L. (2011). Modelo de conhecimento para mapeamento de instrumentos da gestão do conhecimento e de agentes computacionais da engenharia do conhecimento. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 16(3), 26–46. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22446
Edição
Seção
Artigos