Repositórios educacionais para a Universidade Aberta do Brasil: estudos preliminares
Palavras-chave:
Metadados. Repositórios Educacionais Abertos. Repositórios Institucionais. Repositórios Temáticos. Universidade Aberta do BrasilResumo
A presente pesquisa tem como proposta a criação de um modelo de estruturação e catalogação dos metadados para Repositórios Educacionais Abertos. De caráter exploratório e descritivo, a pesquisa utiliza de revisão bibliográfica e documental pertinente para a fundamentação e o tratamento analítico do corpus do trabalho. A pesquisa foi realizada em duas situações complementares: a) o levantamento e a análise dos principais padrões de metadados (MARC 21, Dublin Core, LOM/IEEE e a ISO 19788-2), com o intuito de definir os principais campos descritores utilizados para Repositórios Educacionais Abertos; e b) identificação dos campos descritores utilizados no SisUAB. Por meio da análise dos padrões de metadados e da identificação dos campos descritores utilizados no Sistema Universidade Aberta do Brasil foram constatados dois cenários, o primeiro, macro, caracteriza-se pela relação intra e extra-institucional de Repositórios Temáticos e Institucionais. O segundo, micro, baseado nas relações entre metadados descritores dos materiais didáticos. Verifica-se a interdependência entre o cenário macro e micro, e a necessidade da utilização de mecanismos de padronização e controle. São propostas a uniformização no uso de vocabulários controlados para uso no maior número possível de campos, a criação de Conselhos Editoriais Temáticos, o estabelecimento de vínculos de dependência entre objetos de aprendizagem, disciplinas, cursos, autores e Instituições, o que torna possível a relação e identificação da origem dos objetos e permite sua contextualização.Downloads
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Publicado
2011-07-01
Como Citar
Rodrigues, R. S., Taga, V., & Vieira, E. M. F. (2011). Repositórios educacionais para a Universidade Aberta do Brasil: estudos preliminares. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 16(3), 181–207. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22455
Edição
Seção
Artigos