A Complexidade na disponibilização e acesso a dados governamentais na Web

Autores

  • Fábio Mosso Moreira Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)
  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Palavras-chave:

Dados Governamentais, Sistemas Complexos, Complexidade, Web.

Resumo

A Web pode ser considerada um recurso promissor para o compartilhamento de informações públicas. O crescente interesse dos governos em viabilizar a implantação de seus portais afim de obter maior eficiência e transparência em suas ações comunicacionais impacta na distribuição de dados governamentais. Pelo fato do dado não transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento, características complexas podem ser observadas no processo de distribuição de dados. Esta pesquisa tem como objetivo descrever a relação entre propriedades da Complexidade com características identificadas no processo de disponibilização e acesso a dados governamentais na Web, apontando como estas propriedades podem se manifestar no fluxo informacional. A metodologia foi baseada em pesquisa qualitativa, por meio de um estudo exploratório realizado a partir de um levantamento bibliográfico que identificou conceitos sobre a Teoria dos Sistemas Complexos e aspectos envolvidos no compartilhamento de dados governamentais na Web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Mosso Moreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Tupã (2012). Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, na Linha de Informação e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Atua como membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação (Unesp). Possui Habilidade Profissional Técnica em Informática pela ETEC Massuyuki Kawano - Centro Paula Souza de Tupã (2011). Tem experiência profissional na área de Sistemas de Informação ERP para Logística. Atualmente realiza pesquisas com foco na investigação de temas ligados a utilização de recursos digitais para acesso a dados governamentais no âmbito da Agricultura Familiar.

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Tupã em regime de dedicação exclusiva. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, mestrado em Ciencia da Informacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui especializações em Gestão de Sistemas de Informação e Orientação à Objetos. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais. Membro dos Grupos de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação-UNESP e CEPEAGRO-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados ao Ciclo de Vida dos Dados, Transparência e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciencias Contábeis e Administracao de Tupa, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor e como integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Especialista em Design de Produto. Licenciada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp Coordenadora do Curso de Arquivologia da Unesp, campus de Marília. Investigadora nas áreas de Informação e Tecnologia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Mídias, Intersemiótica, Genética de Produtos de Criação, Hipertextualidade, Webdesign. Editora de conteúdo do periódico científico BRAJIS. Designer responsável pelo periódico BRAJIS. Membro dos conselhos dos cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia e do Conselho de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília. Membro do Grupo Novas Tecnologias em Informação (GPNTI) da UNESP. Membro da Comissão de Implantação do Curso de Museologia da UNESP. Membro do Comitê de Atividades Museológicas da UNESP. Coordenadora do Convênio Unesp/Universidade do Porto (CetacMedia) juntamente com a pesquisadora portuguesa Prof. Dra. Cândida Fernanda Ribeiro. Parecerista ad hoc de agências de fomento.Vice-Presidente da Comissão de Comunicação Social da Unesp de Marília.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos