A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer
Palavras-chave:
Pesquisa escolar, Lúdico, Dispositivo informacional dialógico, Ordem informacional dialógica, Infoeducação.Resumo
O estudo permitiu identificar questões essenciais ligadas aos processos inerentes ao ato de conhecer, especialmente, ligados às aprendizagens informacionais, na perspectiva das relações entre dispositivos e apropriação da informação. Abordamos os conceitos de pesquisa escolar, reconhecida prática pedagógica que confere aos alunos participação ativa nos processos de ensino-aprendizagem em contextos educacionais formais e não formais e, de lúdico, tomado como conceito-operatório para análise de dinâmicas e processos de pesquisa realizados por jovens em dispositivo informacional dialógico – a Estação do Conhecimento Einstein, em Paraisópolis, São Paulo. Trata-se de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, do tipo etnográfica. Inscreve-se no campo da Infoeducação e, sob a assertiva do protagonismo cultural – sujeito que mantém atitudes afirmativas, críticas e criativas com os signos –, concluímos que a pesquisa dialógica, caracterizada como prática negociada e espontaneamente realizada por crianças e jovens no quadro da Estação do Conhecimento, apresenta aspectos que podem caracterizar uma nova abordagem dessa prática, não somente como forma de estimular grupos em seus processos escolares, mas de favorecimento para a construção do valor e de vínculos com o ato de conhecer, com o conhecimento, com a cultura. A prática da pesquisa, como ato lúdico de conhecer, mostrou-se categoria essencial à apropriação cultural.Downloads
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Publicado
2016-09-30
Como Citar
Passos, M. P. de, & Pieruccini, I. (2016). A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(3), 89–110. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22473
Edição
Seção
Artigos