Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
Palavras-chave:
Usuário, Fenomenologia, Experiência, Interação, Comunicação e Mediação da InformaçãoResumo
O objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-30
Como Citar
Kafure, I., & Barreto Pereira, J. L. (2016). Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(3), 222–239. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479
Edição
Seção
Relatos de Experiências