Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)

Autores

  • Ivette Kafure Universidade de Brasília
  • Jorge Luis Barreto Pereira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Usuário, Fenomenologia, Experiência, Interação, Comunicação e Mediação da Informação

Resumo

O objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivette Kafure, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Mestre em Informática, Universidade Federal de Campina Grande. Especializada em Práticas Audiovisuais, Universidade del Valle, Cali, Colômbia. Graduada em Engenharia de Sistemas, Universidade Autônoma de Manizales, Manizales, Colômbia. Atualmente é professora na Universidade de Brasília na Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB). Atua principalmente nos seguintes temas: estudo de usuários, ergonomia cognitiva, fator emocional, usabilidade e acessibilidade da informação, experiência do usuário, tecnologia assistiva e educacional.

Jorge Luis Barreto Pereira, Universidade de Brasília

Possui graduação (1982) e mestrado (1990) em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília. Atualmente trabalha no CDT/UnB. Trabalhou 15 anos consultor da Wise Telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Equipamentos de Teste em Telecomunicação e gerência de projetos de P&D, atuou principalmente nos seguintes sistemas embarcados para teste de ADSL, ISDN, R2 Digital, Frame Relay, E1, HDLC, PPP, X.25. Desde janeiro de 2011 é responsável pelo laboratório ITAE do CDT/UnB, onde coordenou o desenvolvimento de um jogo de imersão, escrito em linguagem C++ na arquitetura cliente-servidor. O jogo faz uso de controles de iluminação e áudio automatizados e também por telas de toque e comandos de voz. Em 2012/2013 coordenou o desenvolvimento do mesmo jogo para ambiente WEB. Em 2014 coordenou o desenvolvimento do jogo ITAEmovel e em 2015 o jogo ITAEcards

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Relatos de Experiências