Motivações dos discentes do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para publicar em periódicos científicos no domínio do Direito

Autores

  • Paula Carina de Araújo Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Sandra Miguel Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales - IdIHCS (UNLP-CONICET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina

Palavras-chave:

Motivação, Produção científica, Periódico Científico, Pós-Graduação em Direito, Comunicação científica,

Resumo

Busca conhecer as motivações e dificuldades dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para publicar em periódicos científicos. Desenvolve uma pesquisa qualitativa e exploratória e utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados. Tem como população da pesquisa os discentes do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).Classifica as motivações em quatro categorias: científico-profissionais, financeiras/de recompensa, pessoais e tecnológicas. Apresenta o reconhecimento acadêmico advindo da produção intelectual e/ou científica como a motivação mais importante para os respondentes. Destaca a baixa disponibilidade de tempo para pesquisar e escrever como a principal dificuldade considerada pelos alunos.Indica o tempo prolongado para avaliação dos artigos submetidos aos periódicos científicos, como uma dificuldade além das previstas na pesquisa, especialmente, quando os artigos fazem parte de um estrato privilegiado do Qualis da CAPES. Identifica alto grau de similaridade entre os resultados desta pesquisa e outras realizadas no Brasil sobre motivações para publicar em periódicos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Carina de Araújo, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR, Bibliotecária com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecária na Biblioteca de Ciências Jurídicas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Docente do Curso de Biblioteconomia a Distância da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Downloads

Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos