Fluxos de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações

Autores

  • Wánderson Cássio Oliveira Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Edna Lúcia da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Gestão da informação, Fluxos de informação, Canais de comunicação, Fontes de informação, Inovação.

Resumo

Os fluxos de informação são responsáveis pela busca, seleção, tratamento, armazenamento, disseminação e uso das informações necessárias aos processos organizacionais que resultam em conhecimento com valor agregado às necessidades dos projetos de inovação. Analisou-se o fluxo de informação em projetos de inovação em nível tático e estratégico. Utilizou-se a pesquisa exploratória-descritiva de abordagem qualitativa com procedimentos técnicos caracterizados por estudo de múltiplos casos. O locus da pesquisa foi composto por uma organização com fins lucrativos, uma fundação sem fins lucrativos e um projeto de pesquisa de uma IES. A coleta de dados foi executada em duas etapas utilizando os seguintes instrumentos de pesquisa: (i) entrevista com o nível estratégico; (ii) questionário com o nível tático do projeto. Oito variáveis de pesquisa foram utilizadas, para a análise, divididas nas dimensões (i) elementos: atores, canais, fontes de informação e tecnologia; e (ii) aspectos: necessidades, determinantes de escolha e uso, barreiras e velocidade. Confirmou-se que fluxo de informação é processo crucial para a criação de conhecimento nos projetos estudados. Esse processo é dinâmico e influenciado pelas peculiaridades dos projetos. A administração adequada do fluxo de informação é desejável para efetivo sucesso do projeto e maximização de resultados do ponto de vista informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wánderson Cássio Oliveira Araújo, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecário na Universidade Federal do Ceará.

Edna Lúcia da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering pela Loughborough University of Technology. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos