Determinantes do compartilhamento do conhecimento visando a cooperaçao internacional em ciencia e tecnologia no Brasil

Autores

  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Henrique de Almeida Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Compartilhamento de conhecimento. Programa Ciência Sem Fronteiras. Cooperação internacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento entre os Pesquisadores Visitantes Especiais (PVE) e os pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa (IEP) localizadas no país. A pesquisa consistiu na identificação dos proponentes dos projetos de pesquisa aprovados nas chamadas realizadas em 2013 pelo CNPq por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras. A coleta de dados foi realizada junto aos pesquisadores das IEP que receberam os pesquisadores estrangeiros, por meio de.um questionário on-line. A análise foi feita por meio da estatística descritiva e análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados encontrados permitiram a categorização de cinco fatores que influenciam o compartilhamento do conhecimento: Organização Receptora, Redes e Recompensas, Características do Transmissor, Gestão e Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutora em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná

É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná.

Paulo Henrique de Almeida, Instituto Federal do Paraná

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Pereira Queiroz, F. C. B., Silva, H. de F. N., & Almeida, P. H. de. (2017). Determinantes do compartilhamento do conhecimento visando a cooperaçao internacional em ciencia e tecnologia no Brasil. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(1), 133–150. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22490

Edição

Seção

Artigos