Quem leu este também leu...: sistema de recomendação na biblioteca universitária

Autores

  • Luciana Monteiro Krebs Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rafael Port da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Ribeiro Universidade do Porto

Palavras-chave:

Sistemas de recomendação, OPACs, Avaliação de sistemas de recuperação da informação

Resumo

Analisa o uso do “Related books in Aleph OPAC”, sistema de recomendação para catálogos on-line de bibliotecas universitárias. Utilizando abordagem quantitativa e metodologia descritiva, foram realizados coleta, tratamento e análise dos dados provenientes de um “log” fornecido pela Universidade de Dundee. Os 13.654 registros e 6.347 sessões analisados resultaram no seguinte: a recomendação foi utilizada em 11% das sessões, nas quais 43,9% dos documentos visualizados foram oriundos de recomendação. De todos os registros de documentos visualizados, 9,6% foram oriundos de recomendação. As sessões com uso de recomendação foram, em média, 1 minuto e 18 segundos mais curtas do que as sessões sem uso de recomendação. Nas sessões com recomendação foram visualizados em média 4,30 documentos, enquanto nas sessões sem uso de recomendação a média é de 1,88. O uso de mais de um tipo de recomendação teve baixa adesão, pois 82% das sessões com recomendação apresentam o uso de apenas 1 tipo de recomendação. Para o tipo de recomendação mais utilizado há dois resultados: "Trabalhos relacionados incluem" aparece em mais sessões (348), porém o tipo "Pessoas que retiraram esta obra também retiraram" registra o maior número de posts (584).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Monteiro Krebs, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Ciência da Informação (UFRGS), Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS) e Bacharel em Biblioteconomia (UFRGS).

Rafael Port da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil).

Cristina Ribeiro, Universidade do Porto

Doutora em Informática pela Universidade Nova de Lisboa e Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Universidade do Porto (Portugal)

Downloads

Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos