Buscando uma definição para o conceito de “conceito”

Autores

  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan ECI/UFMG
  • Gercina Angela Borém de Oliveira Lima ECI/UFMG

Palavras-chave:

Conceito, Construção de tesauros, Sistemas de Organização do Conhecimento, Organização do conhecimento.

Resumo

Apresenta discussões que envolvem o entendimento do conceito nas áreas da Linguística, Terminologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. As análises e reflexões oferecem insumos para o campo de construção de tesauros conceituais, uma vez que nesses instrumentos os conceitos são elementos nucleares e estão inter-relacionados em sua estrutura, estabelecendo relações semânticas entre si (de equivalência, hierárquicas e associativas). As ponderações sobre a significação do conceito resultaram em uma nova proposta, desenvolvida por Maculan (2015), para o conceito de “conceito”, que teve por base uma relação triádica, pautada no Triângulo Semântico de Ogden e Richards e no Triângulo do Conceito de Dahlberg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, ECI/UFMG

Doutora em Ciência da Informação e Professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG, do Departamento de Organização e Tratamento da Informação.

Gercina Angela Borém de Oliveira Lima, ECI/UFMG

Pós Doc. em Metodologia para Análise de Assunto pela Universidad Carlos III, Madri – Espanha e Pela ECA/USP. Professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Artigos