Fanfiction: uma escrita criativa na web

Autores

  • Daniele Alves Alencar Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará
  • Maria Izabel Moreira Arruda Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Faculdade de Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Fanfiction, Leitura, Escrita digital.

Resumo

Estudo das fanfictions como uma prática de incentivo à leitura e produção de textos ficcionais na web. Por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e qualitativa foi desenvolvido o assunto para a área da Ciência da Informação. Utiliza o site “Nyah! Fanfiction” como fonte de informação sobre as fanfictions e para aplicação de questionário como auxílio na investigação do comportamento dos fanfiqueiros do site. O artigo mostra o que são as fanfictions, descreve a forma diferenciada que o ficwriter lê o texto original para a produção da história, e apresenta o site “Nyah! Fanfiction” não apenas como depositário de fanfictions, mas também informa como essa prática pode se tornar mais que um passatempo, por explorar a imaginação, estimular a criação de textos, e assim intensificar a prática de leitura e escrita entre os jovens. O assunto estudado ainda é considerado novo na área de Biblioteconomia, portanto se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas abordando o tema fanfiction.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izabel Moreira Arruda, Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Faculdade de Biblioteconomia.

Professora da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Artigos