OntoSmart: um modelo de recuperação de informação baseado em ontologia

Autores

  • Edberto Ferneda Universidade Estadual Paulista - UNESP-Marília
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Recuperação de Informação baseada em Ontologia, Modelo Espaço Vetorial, Indexação Automática, Expansão de consulta

Resumo

Um sistema de recuperação de informação é um elemento mediador entre uma repositório de documentos e seus usuários. Sua eficácia depende de um controle adequado da linguagem para representação dos itens de informações e as solicitações de seus usuários. Este trabalho apresenta um modelo de recuperação de informação baseada em ontologia que utiliza a estrutura formal do modelo de espaço vetorial. O vetor que representa um documento é criado durante o processo de indexação automática, no qual uma ontologia fornece novos termos para enriquecer semanticamente essa representação. O vetor de busca é criado a partir de um processo de expansão de consulta, na qual novos termos são adicionados na expressão de busca inicialmente formulada pelo usuário, a partir de inferências na ontologia. Usando o modelo proposto, foi desenvolvido um sistema denominado OntoSmart. Resultados preliminares apontam em uma melhoria significativa na precisão dos resultados de busca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edberto Ferneda, Universidade Estadual Paulista - UNESP-Marília

Graduação em Processamento de Dados pela antiga Fundação Educacional de Bauru (1985). Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (1997) . Doutor em Ciências da Comunicação (Ciência da Informação) pela Universidade de São Paulo (2003). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista 'Julio Mesquita Filho' (UNESP) - Campus de Marília. Atua na Ciência da Informação, principalmente nas áreas de Indexação Automática e Recuperação de Informação

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba UFPB Campus II (1990), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa UNIPE (2010), Mestre em Organization & Management pela Central Connecticut State University CCSU (1995), Doutor em Ciência da Informação (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo USP (2003) e Pós-Doutor pela UNESP (2011). Atualmente é professor Associado I na Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciência da Informação. Está envolvido com a Pós-Graduação através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFPB . Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Representação do Conhecimento; Arquitetura da Informação; Segurança da Informação; Tecnologias da Informação e Comunicação; Informação em Saúde; Redes Sociais; Software Livre; Direito, Ética e Propriedade Intelectual no Ciberespaço; Informação Jurídica. Correntemente é Vice-Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho Informação e Tecnologia da ANCIB e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Artigos