Modelo para mapeamento das percepções dos usuários a respeito dos serviços prestados por uma biblioteca especializada
Palavras-chave:
Avaliação de serviços, Serviços de biblioteca, Qualidade dos serviçosResumo
Este trabalho tem por objetivo propor e aplicar um modelo para a avaliação da satisfação dos usuários quanto aos serviços oferecidos por uma biblioteca e , também identrificar a importância dos diferentes aspectos deste tipo de serviço. Para isto uma revisão sistematizada da literatura foi desenvolvida a fim de dar suporte à construção do modelo. Esta revisão foi especialmente útil para definir o conjunto de critérios de avaliação e para a elaboração do instrumento de coleta, o qual foi aplicado a uma amostra composta por 117 usuários de uma biblioteca especializada na área de tecnologia nuclear, dos quais retornaram 94 formulários. Os dados coletados indicaram a importância e o desempenho de cada um dos aspectos considerados no questionário, apontando os critérios nos quais os usuários ficaram mais satisfeitos foram a conservação e a adequação do acervo. Por outro lado, os resultados também mostraram que atualização e cobertura internacional do acervo são os aspectos prioritários para ações de melhoria, visto que são aqueles em que os usários estão menos satisfeitos e também são aqueles que os usuários consideram mais importantes. Destacam-se como contribuições da pesquisa: o conjunto de critérios; o instrumento de coleta; e, a proposta para tratamento dos dados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-07-05
Como Citar
Duarte, M. B. T., & Costa, H. G. (2017). Modelo para mapeamento das percepções dos usuários a respeito dos serviços prestados por uma biblioteca especializada. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(2), 232–243. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22512
Edição
Seção
Artigos