Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook

Autores

  • Elisa Cristina Delfini Corrêa Docente do Departamento de Biblioteconomia - Gestão da Informação, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Franciéle Carneiro Garcês da Silva Mestranda em Ciência da Informação pelo convênio Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ-IBICT) Bacharela em Biblioteconomia - Gestão da Informação (UDESC) Diretora Técnica da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) Pesquisadora Associada ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB - UDESC)

Palavras-chave:

Facebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais.

Resumo

O Facebook, enquanto plataforma colaborativa na Internet que agrega diversas redes sociais, é uma ferramenta capaz de alcançar um grande número de potenciais interessados naquilo que os perfis ali inscritos se propõem a oferecer. Além de ser um excelente canal de divulgação e marketing, essa mídia social é também uma plataforma de comunicação muito eficiente. Dentre as diferentes categorias de profissionais com perfil no Facebook estão presentes os Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) brasileiros que buscam marcar ali sua presença digital e atingir seu público-alvo com informações de interesse aos bibliotecários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens de 13 CRBs presentes na mídia social Facebook durante o ano de 2014. Com base nos resultados, foi possível verificar que o Facebook representa uma ferramenta que oportuniza aos CRBs um contato menos formal com seu público-alvo, permitindo criar uma nova identidade que os aproxime dos bibliotecários para além da austeridade dos aspectos fiscalizatórios de sua natureza autárquica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-26

Edição

Seção

Artigos