Comportamento informacional de gestores da rede Hiperdia Minas

Autores

  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João del-Rei
  • Yoshimi José Ávila Watanabe Universidade Federal de São João del-Rei
  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães Universidade Federal de São João del-Rei
  • Tarcísio Laerte Gontijo Universidade Federal de São João del-Rei
  • Valéria Conceição de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Daniela Dias Vasconcelos Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Comportamento Informacional, Informação em Saúde, Gestão da Informação

Resumo

Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa que buscou analisar o comportamento informacional de gestores da rede Hiperdia Minas em relação ao cotidiano de trabalho. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 10 gestores da rede. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada durante as entrevistas compondo o roteiro semiestruturado. Para a análise dos dados utilizou-se como referencial a Análise de Conteúdo. O software Atlas Ti foi utilizado para sistematizar a análise. Necessidades informacionais, fontes, processo de busca, análise, disseminação de informações e tomada de decisões no cotidiano dos serviços sofrem influências das normativas e burocratizações que regem o programa. Emergiram também situações que afetam o comportamento informacional dos gestores. Logo, o comportamento informacional na rede Hiperdia Minas necessita ser organizado e administrado com vistas ao reconhecimento da informação como um recurso potencial de mudanças e de gestão qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeiro, Doutor em Ciência da Informação, Pós-Doutorado em Ciência da Informação/ECI/UFMG, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG/UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil.

Yoshimi José Ávila Watanabe, Universidade Federal de São João del-Rei

Médico nefrologista e Cientista da Computação. Mestre em Biotecnologia pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São João Del Rei (PPGBiotec-UFSJ).

Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG/UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil.

Tarcísio Laerte Gontijo, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeiro, Doutor em Ciências da Saúde, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG/UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil.

Valéria Conceição de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG/UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil.

Daniela Dias Vasconcelos, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeira. Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei (NEPAG/UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-09-26

Edição

Seção

Artigos