Metadados para descrição de datasets e recursos informacionais do “Portal Brasileiro de Dados Abertos”

Autores

  • Fábio Mosso Moreira Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)
  • Zaira Regina Zafalon Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Palavras-chave:

Metadados, Recuperação, Dados Governamentais, Dataset, Recursos Informacionais.

Resumo

O Governo brasileiro e os fundadores da Open Government Partnership adotaram, em 2011, a declaração de Governo Aberto, anunciando planos de ação para tornar conjuntos de dados acessíveis baseado nos princípios de Dados Governamentais Abertos, o que resultou na implantação do Portal Brasileiro de Dados Abertos. Por meio de um sistema de recuperação é possível realizar buscas neste website, identificando fontes de dados sobre saúde, transporte, segurança pública, educação, gastos governamentais e processo eleitoral. Considerando que o compartilhamento de dados pode se tornar uma atividade complexa devido à baixa carga semântica deste tipo de informação, durante a busca por datasets governamentais na Web podem ser encontrados problemas como acesso parcial, superficial e de difícil compreensão dos dados. A descrição eficiente dos recursos informacionais e a representação adequada dos conjuntos de dados podem amenizar estes fatores, e contribuir com a obtenção de resultados relevantes no processo de recuperação. Levanta-se a questão sobre quais elementos de metadados os serviços de disponibilização de dados governamentais estão utilizando para representar seus recursos informacionais. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo estudar o processo de recuperação de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos analisando os elementos de metadados utilizados na representação dos datasets.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Mosso Moreira, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Tupã (2012). Doutorando na Linha de Informação e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Atua como membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação (Unesp). Possui Habilidade Profissional Técnica em Informática pela ETEC Massuyuki Kawano - Centro Paula Souza de Tupã (2011). Tem experiência profissional na área de Sistemas de Informação ERP para Logística. Atualmente realiza pesquisas com foco na investigação de temas ligados a utilização de recursos digitais para acesso a dados governamentais no âmbito da Agricultura Familiar.

Zaira Regina Zafalon, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). Atua como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lidera o Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais - GPTAI (UFSCar), pesquisa no Núcleo de Estudos em Tecnologias de Organização e Representação de Informações - NeTORI (UFSCar) e no Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP). É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), da Associação Brasileira de Profissionais da Informação (ABRAINFO), da Sociedade Brasileira para a Organização do Conhecimento (ISKO-Brasil) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCAT). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação. São temas de seu interesse e de pesquisa: Catalogação e catalogação automatizada; Metadados, padrões e estruturas de representação da informação, Formato MARC21, BIBFRAME, DublinCore, AACR2r, RDA; Automação e softwares em unidades de informação; Intercâmbio e conversão de dados; Aspectos teóricos e conceituais de catalogação, sintaxe e semântica de registros bibliográficos. Desenvolveu o Scan for MARC, um interpretador sintático e semântico de registros bibliográficos analógicos para o Formato MARC21 Bibliográfico.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP (1980), mestre em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (1983), doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH/USP (1994) e livre-docente em Catalogação pela UNESP (2010). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da FFC/UNESP, na linha de pesquisa Informação e Tecnologia. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa ? Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI). Desenvolve suas pesquisas nas temáticas: Metadados, Catalogação e Tecnologias, Intersemiose Digital, Redes de Informação, Mapa do Conhecimento Humano. Pesquisadora CNPq, coordenadora do GT8 - Informação e Tecnologia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - Ancib. Editora da revista Informação & Tecnologia (Itec), membro do corpo editorial das revistas Brazilian Journal of Information Science: research trends e Revista Eletrônica Informação e Cognição. Parecerista ad hoc de agências de fomento e de periódicos científicos, participa como revisora e como membro de Comitês Científicos de periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva - SBCC.

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Tupã em regime de dedicação exclusiva. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, mestrado em Ciencia da Informacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui especializações em Orientação à Objetos (1996) e Gestão de Sistemas de Informação (1998). Parecerista ad hoc de periódicos e de agências de fomento. Membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação GPNTI-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados ao Ciclo de Vida dos Dados, Transparência e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor, integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.

Downloads

Publicado

2017-09-26

Edição

Seção

Artigos