Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco

Autores

  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu
  • Juliana de Jesus Silva Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jessica Rauane Teixeira Martins Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
  • Talita Ingrid Magalhães Silva Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
  • Tamires Rezende Passos
  • Cristiano José da Silva Esteves Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Palavras-chave:

Inclusão digital, Acesso a informação, Informação em saúde

Resumo

Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.

Biografia do Autor

  • Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu
    Pos-doutorado em Ciência da Informação - ECI/UFMG. Doutorado em Ciência da Informação - ECI/UFMG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão em Saúde (NEPAG/UFSJ)
  • Juliana de Jesus Silva, Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Minas Gerais
    Enfermeira, Mestre em Saúde Pública - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jessica Rauane Teixeira Martins, Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
    Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
  • Talita Ingrid Magalhães Silva, Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
    Enfermeira, Mestrado em Enfermagem - Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
  • Tamires Rezende Passos
    Enfermeira, Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei
  • Cristiano José da Silva Esteves, Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
    Enfermeiro. Especialista em Informática em Saúde. Mestrado em Enfermagem - Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco. (2017). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(4), 3-21. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533