Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco

Autores

  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu
  • Juliana de Jesus Silva Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jessica Rauane Teixeira Martins Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
  • Talita Ingrid Magalhães Silva Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei
  • Tamires Rezende Passos
  • Cristiano José da Silva Esteves Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Palavras-chave:

Inclusão digital, Acesso a informação, Informação em saúde

Resumo

Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu

Pos-doutorado em Ciência da Informação - ECI/UFMG. Doutorado em Ciência da Informação - ECI/UFMG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão em Saúde (NEPAG/UFSJ)

Juliana de Jesus Silva, Faculdade de Medicina - Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Jessica Rauane Teixeira Martins, Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Talita Ingrid Magalhães Silva, Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira, Mestrado em Enfermagem - Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Tamires Rezende Passos

Enfermeira, Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de São João Del Rei

Cristiano José da Silva Esteves, Programa de Posgraduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeiro. Especialista em Informática em Saúde. Mestrado em Enfermagem - Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Cavalcante, R. B., Silva, J. de J., Martins, J. R. T., Silva, T. I. M., Passos, T. R., & Esteves, C. J. da S. (2017). Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(4), 3–21. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533

Edição

Seção

Artigos