Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco
Palavras-chave:
Inclusão digital, Acesso a informação, Informação em saúdeResumo
Estudo de caso único, de abordagem quanti-qualitativa que buscou analisar a inclusão digital de adolescentes em uma escola pública do Oeste de Minas Gerais. Coletaram-se dados a partir de um questionário; um ambiente virtual de aprendizado e diários de campo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Constataram-se fragilidades na inclusão digital dos adolescentes estudados e diferenças comportamentais no uso do ambiente virtual de aprendizado. A linguagem foi coloquial, sintética e com erros. A interação foi incipiente, ocorrendo, eventualmente, o cyberbullying. O ambiente virtual foi subutilizado e constataram-se fragilidades no suporte da comunidade escolar para o acesso a tecnologia. Conclui-se que a inclusão digital dos adolescentes, visando o acesso à informação em saúde, no cenário estudado permanece como um desafio atual.Downloads
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Publicado
2017-12-22
Como Citar
Cavalcante, R. B., Silva, J. de J., Martins, J. R. T., Silva, T. I. M., Passos, T. R., & Esteves, C. J. da S. (2017). Inclusão digital e uso de tecnologias da informação: a saúde do adolescente em foco. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(4), 3–21. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22533
Edição
Seção
Artigos