Processo de busca e recuperação de informação em ambientes organizacionais: uma reflexão teórica sobre a subjetividade da informação

Autores

  • Thiciane Mary Carvalho Teixeira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Esstadual Paulista (Unesp)

Palavras-chave:

Acesso a Informação, Busca de Informação, Recuperação da Informação, Apropriação da Informação, Uso da Informação, Ambiente Organizacional.

Resumo

A recuperação eficiente de informações relevantes para o negócio organizacional ainda se constitui em um desafio para os gestores de informação, principalmente se o objetivo for incentivar e possibilitar o amplo acesso às informações geradas internamente e externamente à organização, visando realizar ações estratégicas. Nessa perspectiva, o gerenciamento da informação passou a ser uma atividade imprescindível para as organizações, ou seja, prospectar e monitorar informações que propiciem decisões e ações estratégicas, de maneira a propiciar diferenciais competitivos organizacionais. As condições de acesso e busca para a apropriação e uso de informações no contexto organizacional tornou-se uma atividade complexa devido à subjetividade da informação, característica esta que impõe ao gestor da informação desenvolver uma percepção aguçada no que tange ao mundo informacional, de maneira a atender as necessidades e demandas informacionais eficazmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Esstadual Paulista (Unesp)

Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos