Youtube nas bibliotecas universitárias brasileiras: quem, como e para o que é utilizado

Autores

  • Enrique Muriel-Torrado UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. PGCIN.
  • Marcio Gonçalves Ibmec (Rio de Janeiro)

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Serviços on-line, Mídia social, Inovação, Vídeos

Resumo

Apresenta o uso da mídia social YouTube como plataforma capaz de servir às atividades do profissional de ciência da informação e de biblioteconomia. Relaciona as práticas audiovisuais de bibliotecas que promovem ações e coloca em questão a importância do bibliotecário como produtor de conteúdo em ambiente digital. Os resultados da pesquisa servem como material referencial para profissionais de informação e gestores de unidades de informação que queiram investir no compartilhamento da informação em ambiente digital como forma de relacionamento com os públicos de interesse da organização em que atuam. Conclui-se que é importante planejar as ações de comunicação em plataformas de mídias sociais de forma a que o conteúdo seja relevante para os seguidores dos canais em audiovisual produzidos pelas bibliotecas universitárias brasileiras.

Biografia do Autor

  • Enrique Muriel-Torrado, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. PGCIN.
    Professor Doutor do Departamento de Ciências da Informação da UFSC. Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências da Informação (PGCIN) da UFSC.
  • Marcio Gonçalves, Ibmec (Rio de Janeiro)
    Professor no Ibmec/RJ, Facha e Universidade Estácio de Sá

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Youtube nas bibliotecas universitárias brasileiras: quem, como e para o que é utilizado. (2017). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(4), 98-113. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22539