Venho aqui para existir: um exercício de leitura acerca das relações entre biblioteca pública, sociabilidade, enraizamento e identidade

Autores

  • Fabrício José Nascimento da SILVEIRA Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG
  • Alcenir Soares dos REIS Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Identidade, Enraizamento, Sociabilidade, Histórias de vida, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a participação das bibliotecas públicas no processo de elaboração intersubjetiva de referenciais identitários, tendo como aportes teóricos os conceitos de identidade, enraizamento e sociabilidade. Para tanto, adota-se por premissa que a identidade se dá a ver como um discurso em permanente processo de elaboração, expresso e potencializado através do contato com o outro nas inúmeras esferas de socialização que fomentam a existência de uma coletividade. Dinâmica estimulada, também, pelas bibliotecas públicas, sobretudo em virtude do estatuto representacional que atravessa seus acervos, serviços e setores. Proposições confirmadas por meio da análise das histórias de vida de dois usuários da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Ao evidenciarem nos depoimentos os distintos pontos de ancoragem que sustentam suas referências interpessoais e a importância da Luiz de Bessa – dimensões simbólicas, afetivas e estruturais – ao longo desse processo formativo, as narrativas erigidas pelos depoentes revelam que a Biblioteca se posta como lugar de enraizamento e marco representativo dos discursos identitários por eles forjados.

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Biografia do Autor

Fabrício José Nascimento da SILVEIRA, Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG

Bibliotecário e professor adjunto da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nas modalidades graduação e pós-graduação.

Alcenir Soares dos REIS, Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG

Socióloga, doutora em Educação e professora da Escola de Ciência da Informação – ECI/UFMG.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos