A rede social acadêmica researchgate como mecanismo de visibilidade e internacionalização da produção científica brasileira e portuguesa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

  • Raimunda Araujo Ribeiro Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lidia Oliveira Professora com Agregação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
  • Cassia Furtado Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós-Graduação em Design

Palavras-chave:

Comunicação em Ciência, Rede Social, Visibilidade, Internacionalização, Biblioteconomia, Ciência da Informação

Resumo

Este estudo analisa a problemática da comunicação no seio das comunidades científicas da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e como as redes sociais on-line se configuram como novos espaços de disponibilização da documentação científica e interação dos investigadores. O foco deste estudo é o contributo da presença on-line dos investigadores das áreas em análise para a promoção da visibilidade e internacionalização do trabalho académico desenvolvido. Realizou-se o levantamento da presença dos referidos investigadores na Rede Social ResearchGate (http://www.ResearchGate.net), suas motivações e perceções acerca da importância dessa presença para a visibilidade e internacionalização do trabalho de pesquisa que realizam. A análise destes resultados permite gerar uma compreensão do papel desempenhado por estes novos espaços híbridos entre arquivo e espaço de interação, na dinâmica de comunicação da comunidade académica e científica da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Araujo Ribeiro, Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduada em Biblioteconomia pela UFMA. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFMA. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB. Doutoranda em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro.

Lidia Oliveira, Professora com Agregação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

Graduada Filosofia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro, em parceria com as Universidades de Valenciennes/França e Mons/Bélgica e doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro onde é professora com agregação, no Departamento de Comunicação e Arte. Investigadora DigiMedia, Portugal. Pós-Doutora pelo CES - Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado da Universidade de Coimbra e defendeu as suas Provas de Agregação na Universidade de Aveiro (2010). Dedica-se a investigar as implicações das tecnologias da informação e da comunicação em rede nas rotinas cognitivas e sociais dos indivíduos, dos grupos e das organizações, estando a sua investigação situada nos estudos de Cibercultura. Leciona na graduação em Novas Tecnologias da Comunicação, no mestrado em Comunicação Multimídia, no Mestrado em Promoção da Leitora e Bibliotecas Escolares (do qual é Vice-Diretora) e no Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e, ainda, no Doutorado em Multimídia e Educação. Para um CV completo consultar: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=3915920968130714.

Cassia Furtado, Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós-Graduação em Design

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós-Graduação em Design, linha de pesquisa: Design e Produtos Multimídia, Design Informação e Comunicação. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia ? LEDMID. Atua nas áreas: web 2.0, redes sociais, plataformas digitais, biblioteca 2.0, biblioteca digital, leitura e livros digitais, design da informação, ergonomia informacional, design de serviços, nativos digitais, geração Z, biblioteca escolar, literatura infantil, metodologia da pesquisa, pesquisa científica e educação básica.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos