O dialogo entre biblioteca e comunidade : um estudo de caso acerca do perfil e das percepções dos usuários das Bibliotecas Comunitárias de Itaitinga, Ceará.

Autores

  • Ana Pricila Celedonio da Silva PPGCI - Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lidia Eugenia Cavalcante PPGCI - Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria de Fátima Oliveira Costa PPGCI - Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Bibliotecas Comunitárias. Estudos de Usuários da Informação. Usuários em Contextos Locais. Biblioteca e Comunidade.

Resumo

Apresenta estudo de caso acerca das bibliotecas comunitárias do município de Itaitinga-CE. Aborda questões referentes aos estudos de usuários da informação e da realização dos mesmos em contextos locais. Tem como objetivos: identificar o perfil dos usuários das bibliotecas comunitárias de Itaitinga-CE e averiguar qual a percepção dos mesmos acerca das bibliotecas de sua comunidade. O delineamento metodológico da pesquisa se deu pelos pressupostos do estudo de caso, em que foram analisados três casos de bibliotecas comunitárias localizadas em zonas rurais do referido município. A pesquisa possui natureza mista, visto que contempla aspectos quantitativos e qualitativos no processo de análise dos dados coletados por meio de questionário. Correlacionados aos nossos objetivos, os resultados apontam que os usuários das bibliotecas comunitárias analisadas são, na maioria, crianças e jovens, sendo observada ainda, relevante participação de usuários de outras faixas etárias. De modo geral, os participantes do estudo revelam integrar-se principalmente às ações voltadas à leitura e atividades culturais promovidas pelas bibliotecas. A percepção dos usuários acerca desses espaços revela o entendimento de que as bibliotecas são importantes para as comunidades, principalmente pela possibilidade de acesso ao livro, a leitura e a realização de atividades de cunho cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Pricila Celedonio da Silva, PPGCI - Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Lidia Eugenia Cavalcante, PPGCI - Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC).

Maria de Fátima Oliveira Costa, PPGCI - Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Ciência da Informação pelo programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC).

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Silva, A. P. C. da, Cavalcante, L. E., & Costa, M. de F. O. (2018). O dialogo entre biblioteca e comunidade : um estudo de caso acerca do perfil e das percepções dos usuários das Bibliotecas Comunitárias de Itaitinga, Ceará. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(1), 39–54. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22547

Edição

Seção

Artigos