O dialogo entre biblioteca e comunidade : um estudo de caso acerca do perfil e das percepções dos usuários das Bibliotecas Comunitárias de Itaitinga, Ceará.
Palavras-chave:
Bibliotecas Comunitárias. Estudos de Usuários da Informação. Usuários em Contextos Locais. Biblioteca e Comunidade.Resumo
Apresenta estudo de caso acerca das bibliotecas comunitárias do município de Itaitinga-CE. Aborda questões referentes aos estudos de usuários da informação e da realização dos mesmos em contextos locais. Tem como objetivos: identificar o perfil dos usuários das bibliotecas comunitárias de Itaitinga-CE e averiguar qual a percepção dos mesmos acerca das bibliotecas de sua comunidade. O delineamento metodológico da pesquisa se deu pelos pressupostos do estudo de caso, em que foram analisados três casos de bibliotecas comunitárias localizadas em zonas rurais do referido município. A pesquisa possui natureza mista, visto que contempla aspectos quantitativos e qualitativos no processo de análise dos dados coletados por meio de questionário. Correlacionados aos nossos objetivos, os resultados apontam que os usuários das bibliotecas comunitárias analisadas são, na maioria, crianças e jovens, sendo observada ainda, relevante participação de usuários de outras faixas etárias. De modo geral, os participantes do estudo revelam integrar-se principalmente às ações voltadas à leitura e atividades culturais promovidas pelas bibliotecas. A percepção dos usuários acerca desses espaços revela o entendimento de que as bibliotecas são importantes para as comunidades, principalmente pela possibilidade de acesso ao livro, a leitura e a realização de atividades de cunho cultural.Downloads
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Publicado
2018-06-29
Como Citar
Silva, A. P. C. da, Cavalcante, L. E., & Costa, M. de F. O. (2018). O dialogo entre biblioteca e comunidade : um estudo de caso acerca do perfil e das percepções dos usuários das Bibliotecas Comunitárias de Itaitinga, Ceará. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(1), 39–54. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22547
Edição
Seção
Artigos