Análise do uso da informação para tomada de decisão gerencial em gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição bancária

Autores

  • Thais Carrier Mendonça Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Fluxo da Informação, Uso da informação, Tomada de decisão gerencial,

Resumo

O estudo aborda o uso da informação para tomada de decisão em gestão de pessoas de gestores de agências bancárias. Os objetivos específicos são (i) identificar os canais e as fontes de informação utilizadas; (ii) identificar as principais barreiras enfrentadas; (iii) descrever os usos das informações do sistema de informação gerencial desenvolvido pela empresa; (iv) verificar a qualidade percebida pelos gestores em relação ao sistema de informação gerencial. A pesquisa é do tipo estudo de caso, realizou-se com gestores de agências bancárias no estado de Santa Catarina e se obtiveram 273 gestores respondentes. A análise do uso da informação foi verificada sob três categorias: (i) canais e fontes de informação; (ii) barreiras de acesso à informação; (iii) sistemas de informação gerencial. Os resultados revelam que os canais e fontes internas formais são os preferidos pelos gestores: normativos internos (95%), Intranet (91%) e Informativos internos (73%). As barreiras de acesso à informação mais enfrentadas pelos gestores foram sobrecarga informacional (67%) e falta de tempo (62%). Analisaram-se os atributos e finalidades de uso de um sistema de informação gerencial desenvolvido pela instituição bancária. Conclui-se que os gestores precisam de muita informação para a tomada de decisão, informações encontradas no âmbito interno da instituição bancária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Carrier Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bancária. Área de atuação: Gestão da Informação. Fluxo de Informação. Sistema de Informação Gerencial (SIG).

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor do departamento de Gestão do Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos