Formalização de serviços internos em grandes corporações: Proposta de ontologia para construção colaborativa de Carta de Serviços

Autores

  • Maurício Telles Bígio Universidade Católica de Brasília e Caixa Econômica Federal
  • Remis Balaniuk Universidade Católica de Brasília e Tribunal de Contas da União
  • Ana Paula Bernardi da Silva Universidade Católica de Brasília
  • Vitória Santiago da Silveira Universidade Católica de Brasília e Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal

Palavras-chave:

Ontologia, Arquitetura da Informação, Gestão do Conhecimento, MAIA.

Resumo

As instituições que criam novos conhecimentos de forma sustentável e os disseminam por toda a organização possuem capacidade de inovar, melhorando seus processos e contornando crises. Os serviços internos quando não geridos adequadamente podem gerar gargalos que afetam o desempenho institucional como um todo. Esses reflexos podem ser sentidos tanto nas organizações privadas quanto públicas, mas nessas últimas acabam prejudicando a entrega dos serviços e políticas públicas ao cidadão. Assim, a presente pesquisa buscou contribuir com a melhoria da eficiência e da eficácia na administração pública, ao analisar a questão dos serviços internos sob uma ótica formal e estruturante baseada em ontologias e Cartas de Serviços. Utilizou-se como foco de pesquisa um grande banco público, representativo da administração indireta. Dentre os resultados houve satisfatória utilização da metodologia proposta, criação de uma ontologia para o contexto pretendido (OntoCSI), criação de uma aplicação wiki e avaliação desta interface junto às partes interessadas.

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Biografia do Autor

Maurício Telles Bígio, Universidade Católica de Brasília e Caixa Econômica Federal

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação e funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal

Remis Balaniuk, Universidade Católica de Brasília e Tribunal de Contas da União

Mestre em gestão do conhecimento e tecnologia da informação e funcionário da Secretaria de Gestão da Informação Estratégica

Ana Paula Bernardi da Silva, Universidade Católica de Brasília

Mestre em gestão do conhecimento e tecnologia da informação

Vitória Santiago da Silveira, Universidade Católica de Brasília e Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal

Graduanda em Engenharia civil pela Universidade Católica de Brasília e bolsista pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal.

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos