Formalização de serviços internos em grandes corporações: Proposta de ontologia para construção colaborativa de Carta de Serviços
Palavras-chave:
Ontologia, Arquitetura da Informação, Gestão do Conhecimento, MAIA.Resumo
As instituições que criam novos conhecimentos de forma sustentável e os disseminam por toda a organização possuem capacidade de inovar, melhorando seus processos e contornando crises. Os serviços internos quando não geridos adequadamente podem gerar gargalos que afetam o desempenho institucional como um todo. Esses reflexos podem ser sentidos tanto nas organizações privadas quanto públicas, mas nessas últimas acabam prejudicando a entrega dos serviços e políticas públicas ao cidadão. Assim, a presente pesquisa buscou contribuir com a melhoria da eficiência e da eficácia na administração pública, ao analisar a questão dos serviços internos sob uma ótica formal e estruturante baseada em ontologias e Cartas de Serviços. Utilizou-se como foco de pesquisa um grande banco público, representativo da administração indireta. Dentre os resultados houve satisfatória utilização da metodologia proposta, criação de uma ontologia para o contexto pretendido (OntoCSI), criação de uma aplicação wiki e avaliação desta interface junto às partes interessadas.Downloads
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Publicado
2018-06-29
Como Citar
Bígio, M. T., Balaniuk, R., da Silva, A. P. B., & da Silveira, V. S. (2018). Formalização de serviços internos em grandes corporações: Proposta de ontologia para construção colaborativa de Carta de Serviços. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(1), 144–174. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22553
Edição
Seção
Artigos