Análise das definições de folksonomia: em busca de uma síntese

Autores

  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Renato Fernandes Corrêa Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Organização da Informação, Folksonomia, Representação da Informação

Resumo

Objetiva criar uma síntese sobre os diversos usos do termo Folksonomia no âmbito da Literatura da Ciência da Informação através de análise dos conceitos relacionados. Visa especificamente contribuir com um passo na direção à maturidade e consolidação do conceito de Folksonomia levando em conta as definições elencadas pelos autores que trabalham com a temática em questão e as ideias do criador desta terminologia, Thomas Vander Wal. Tem como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória, pautada em revisão de literatura sobre Folksonomia e representação colaborativa da informação. Destaca que não há ainda uma definição única, clara, bem enunciada e rigorosa acerca da Folksonomia. Conclui conceituando a Folksonomia como o resultado do processo de etiquetagem livre (atribuição de etiquetas ou palavras-chave) realizada pelos usuários mediante o emprego de termos provenientes da linguagem natural - dispensando o auxílio de vocabulários controlados - em ambientes digitais colaborativos visando indexar recursos informacionais compartilhados em qualquer formato (textos, imagens, áudio, vídeo, etc.) para fins de sua representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Concluinte do mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2015); Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013).

Renato Fernandes Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos