Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
Palavras-chave:
Mediação. Educação. Ciência da InformaçãoResumo
O texto aborda o conceito de mediação, utilizado tanto na área de Educação quanto na Ciência da Informação, numa trajetória que transita do aspecto epistemológico do vocábulo até aproximá-lo à perspectiva do materialismo histórico, dialético, marxiano que influencia a obra de Vygotsky (1995) e Bakhtin (1997); também dialoga com Freire (2003) e Almeida Júnior (2015), autores que têm sido utilizados nas áreas em destaque. Nesse âmbito, usa-se o método bibliográfico para discutir perspectivas do conceito de mediar defendido pela Educação e pela Ciência da Informação, tendo como suporte aspectos da teoria vigotskiana. Conclui que ambas as áreas possuem convergências e divergências que podem ser equalizadas para um melhor aproveitamento da mediação em prol da leitura, da formação do leitor em ambas as áreas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-06-29
Como Citar
Silva, R. J. da, & Almeida Júnior, O. F. de. (2018). Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(2), 71–84. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559
Edição
Seção
Artigos