Arquitetura multimodal da Geoinformação no Processo de Comunicação Cartográfica

Autores

  • Carita da Silva Sampaio Universidade de Brasília
  • Cláudio Gottschalg Duque Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Multimodalidade, Geoinformação

Resumo

A busca pela relevância é uma característica básica da cognição humana. Considerando que o intervalo entre a construção e o uso dos mapas é um processo comunicacional, profissionais das geociências podem explorar a condição da busca pela relevância para aperfeiçoar o atendimento das necessidades de diversos usuários de mapas. Este artigo fundamenta-se em debater em que medida a Teoria da Relevância e a abordagem da Multimodalidade podem contribuir para a ampliação do uso dos mapas, partindo do princípio do menor esforço e do discurso multimodal no processo comunicacional. O objetivo foi ampliar as formas de representação dos fenômenos geográficos modelados para o ambiente computacional para que os mapas atendam necessidades relevantes e, portanto, sejam mais úteis. Para alcançar este objetivo, o artigo apresenta um experimento utilizando elementos da geoinformação, da Teoria da Relevância e da Multimodalidade. Nas considerações finais, apresenta possibilidades de estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carita da Silva Sampaio, Universidade de Brasília

Geógrafa, mestre em geoprocessamento para o planejamento territorial e doutoranda em ciência da informação pela Universidade de Brasília.

Cláudio Gottschalg Duque, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação

Possui graduação em Licenciamento em Letras habilitação em Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado-sanduíche em Angewandte Sprachwissenschaft und Computerlinguist - Justus-Liebig-Universität Giessen (2004) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (2005). Atualmente é Professor Adjunto do Depto de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID-UnB). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de recuperação de informação, ontologia, lingüística computacional, sistemas inteligentes e web semântica.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos