Gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva em uma paraestatal mineira

Autores

  • Caissa Veloso e Sousa Centro Universitário Unihorizontes
  • Fabrício Silva Prata Centro Universitário Unihorizontes
  • Jefferson Rodrigues Pereira Centro Universitário Unihorizontes

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Estratégia, Competitividade, Processos de Trabalho, Paraestatal, Ensino Profissionalizante.

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo identificar e analisar os principais fatores que exercem influência no processo de gestão do conhecimento em uma instituição paraestatal de ensino profissionalizante localizada no estado de Minas Gerais. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, à luz de uma abordagem quantitativa, baseada em um estudo de caso, cuja amostra foi composta por 1.413 funcionários da instituição objeto de estudo. Em um ambiente de análise foi desenvolvido um modelo fatorial composto pelos construtos ‘estratégia e comunicação’, ‘políticas e práticas de gestão de pessoas’ e ‘processos de trabalho’, cuja explicação total do fenômeno em questão foi de 70,344%. Dentre os principais resultados alcançados destaca-se a importância da gestão do conhecimento no processo de planejamento estratégico organizacional. Nesse mesmo sentido, faz-se importante compreender a relação que se estrutura entre estratégia organizacional, políticas e práticas de gestão de pessoas e processos de trabalho como uma variável relevante para uma gestão do conhecimento eficiente, eficaz e efetiva. Em termos agregados, a compreensão, aplicabilidade e gestão da tríade aqui discutida permitem que a empresa se torne mais competitiva e adaptável frente às constantes mudanças do mercado em que atua.

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Biografia do Autor

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o curso de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes, onde é Professora e Pesquisadora. Coordena também o Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - NUPEC. Professora do curso de Administração da Faculdade IBMEC. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

Fabrício Silva Prata, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração

Jefferson Rodrigues Pereira, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Foi bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Graduado em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Atua como professor na Faculdade Novos Horizontes, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão comercial. Orientador e professor da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso desde janeiro/2016. Pesquisador voluntário no Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (Necop - UFMG).

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Sousa, C. V. e, Prata, F. S., & Pereira, J. R. (2018). Gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva em uma paraestatal mineira. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(2), 154–173. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22564

Edição

Seção

Artigos