Ontologia para representação de tempo no contexto de indicadores de desempenho

Autores

  • Vanderlei Freitas Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Victoria Uren Aston University

Palavras-chave:

Indicadores de desempenho, ontologia, ponto de tempo,

Resumo

Parte integrante de sistemas de avaliação de desempenho, os indicadores são, muitas vezes, compartilhados ou comparados. Entretanto, alguns indicadores possuem associada certa vaguidade e imprecisão. Neste sentido, a representação semântica de indicadores é evidenciada na literatura, incluindo-se o tempo para a complementação da significação destes indicadores. Este estudo buscou analisar os trabalhos acerca da representação semântica de tempo através de ontologias, selecionados após revisão bibliométrica, optando-se pelo reuso de um modelo de conhecimento que melhor atendesse ao propósito de representar o tempo no contexto dos indicadores de desempenho. Usando-se a metodologia METHONTOLOGY, concluiu-se pela SWRL Temporal Ontology, em razão de contemplar o maior número de granularidades possível para instantes ou pontos de tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Freitas Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Possui graduação em Ciências da Computação (UNISUL/2002), mestrado em educação (PPGEA/UFRRJ/2010) e é doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). É professor de ensino básico, técnico e tecnológico e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio.

Alexandre Leopoldo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciência da Computação. Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Victoria Uren, Aston University

Doutorado em Ciência da Computação e professora da Aston Business School, na cidade de Birmingham, Reino Unido.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Edição

Seção

Artigos