Inteligência competitiva e capacidade de inovação: uma análise de uma indústria de classe mundial no setor automotivo de veículos pesados

Autores

  • Frederico Vidigal Professor dos Programas de Pós-Graduação da Fundação Dom Cabral. Pesquisador do Pós-Doutoramento Cepead/UFMG/ISEG Lisbon School of Economics & Management
  • Carlos Alberto Gonçalves Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais nos Programas Stricto Sensu Cepead/UFMG
  • Joaquim Ramos Silva Professor e Investigador do ISEG Lisbon School of Economics & Management - Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Inovação, Indústria automotiva, produtos, processos.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar a Inteligência Competitiva no contexto da Inovação em uma indústria global do setor automotivo de veículos pesados. Procurou-se demonstrar até que ponto a inteligência competitiva tem sido tratada como um driver de inovação, no sentido de provocar mudanças no comportamento de uma empresa, envolvendo o lançamento de produtos e ações de pesquisa e desenvolvimento. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa e descritiva utilizou-se de instrumentos de coleta como entrevistas em profundidade com gestores das áreas de “Inteligência Competitiva e de Mercado”, “Gestão Comercial e Operações”, “Gerência de Produto” da empresa além de pesquisa documental. Como resultados, detectou-se um latente investimento em novos produtos de base tecnológica, oriundos de parcerias com universidades européias, embasadas pela interação entre as atividades de Inteligência Competitiva e Inovação. Nesse contexto, ao mesmo tempo em que a indústria analisada demonstra sua busca constante por processos mais ágeis, são relatados processos aplicados no sentido de atingir o maior alinhamento com os mercados atendidos e até a antecipação de movimentos de inovação com base em sustentabilidade e eficiência operacional. Os estudos demonstraram ainda os esforços realizados pela empresa para entender a demanda de consumidores e a busca por informações e relacionamento duradouros com clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Vidigal, Professor dos Programas de Pós-Graduação da Fundação Dom Cabral. Pesquisador do Pós-Doutoramento Cepead/UFMG/ISEG Lisbon School of Economics & Management

Professor dos Programas de Pós-Graduação da Fundação Dom Cabral. Pesquisador do Pós-Doutoramento Cepead/UFMG/ISEG Lisbon School of Economics & Management

Carlos Alberto Gonçalves, Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais nos Programas Stricto Sensu Cepead/UFMG

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais nos Programas Stricto Sensu Cepead/UFMG

Downloads

Publicado

2018-09-21

Edição

Seção

Artigos