Anotação semântica automática do currículo Lattes utilizando Linked Open Data

Autores

  • Walison Dias da Silva Universidade Fumec
  • Fernando Silva Parreiras Universidade Fumec
  • Luiz Cláudio Gomes Maia Universidade Fumec
  • Wladmir Cardoso Brandão PUC-MG

Palavras-chave:

Anotação Semântica, Dados Abertos Interligados, Plataforma Lattes,

Resumo

A Web semântica possui a finalidade de otimizar a recuperação dos documentos, onde esses recebem significados, permitindo que tanto as pessoas quanto as máquinas possam compreender o significado de uma informação. A anotação semântica de entidades é o caminho para promover mais semântica em documentos. O objetivo do artigo é propor uma abordagem que possibilite anotar automaticamente entidades nos Currículo Lattes de pesquisadores por meio de bases de dados abertas (Linked Open Data), as quais armazenam o significado de termos e expressões. O problema da pesquisa está baseado em saber quais são os conceitos associados à Web Semântica que podem contribuir para a Anotação Semântica Automática do Currículo Lattes utilizando o Linked Open Data (LOD). Na Revisão da Literatura foi apresentado conceitos, ferramentas e tecnologias relativas ao tema. A aplicação desses conceitos possibilitou a criação do Sistema Lattes Web Semântico. Um experimento empírico foi realizado com o objetivo de identificar a ferramenta de extração de entidade mais efetiva. O sistema possibilita a importação do currículo XML da Plataforma Lattes, efetua a anotação automática dos dados disponibilizados utilizando as bases de dados abertas e possibilita efetuar consultas semânticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walison Dias da Silva, Universidade Fumec

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Fernando Silva Parreiras, Universidade Fumec

Doutor em Ciência da Computação e professor do programa de mestrado e doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec.

Luiz Cláudio Gomes Maia, Universidade Fumec

Doutor em Ciência da Informação e professor do programa de mestrado e doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade Fumec.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Artigos