Plataformas de Serviços de Bibliotecas: a evolução dos sistemas para gerenciamento de bibliotecas

Autores

  • Fabiana John Tonding Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
  • Samile Andréa de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Departamento de Ciências da Informação.

Palavras-chave:

Plataformas de serviços de bibliotecas. Sistemas para gerenciamento de bibliotecas. Informatização de bibliotecas. Serviços em nuvem para bibliotecas.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre as plataformas de serviços de bibliotecas (library services platforms – LSP). Discorre sobre o histórico e a evolução da informatização de bibliotecas e também descreve algumas tecnologias, ferramentas e recursos utilizados até o surgimento das plataformas de serviços de bibliotecas. São apresentadas as características das LSP: possibilidade para gerenciar coleções de itens físicos e eletrônicas; suporte a vários processos de aquisição; oferta de um ambiente híbrido de gerenciamento de metadados, incluindo, no mínimo, os padrões MARC e Dublin Core; inclusão de serviço de descoberta integrado ou uso de uma interface de descoberta adquirida; operação através do modelo Service-as-a-Software e de estrutura multi-tenant; e, acesso via interface web. O artigo conclui que, apesar de as bibliotecas brasileiras ainda não utilizarem as plataformas de serviços de bibliotecas, é fundamental discutir o tema tendo em vista sua relevância e atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana John Tonding, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.

Mestrando em Comunicação e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Samile Andréa de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Departamento de Ciências da Informação.

Professora associada do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Tonding, F. J., & Vanz, S. A. de S. (2018). Plataformas de Serviços de Bibliotecas: a evolução dos sistemas para gerenciamento de bibliotecas. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(4), 73–96. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22592

Edição

Seção

Artigos