Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte
Palavras-chave:
Uso da Informação. Varejo. Sensemaking. Criação de Conhecimento. Tomada de Decisão.Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar como os profissionais de vendas do varejo usam a informação em sua rotina profissional. Foi desenvolvido um estudo de caso com quatro unidades de análise (lojas) em organização varejista brasileira de grande porte, tradicional no Nordeste do Brasil, com foco no lançamento de novo conceito de loja voltado para a tecnologia móvel, tendo o modelo do uso da informação (CHOO, 2003) e as influências ambientais de vendas (BROWN et al., 2005) como alicerces. A análise documental compreendeu procedimentos operacionais, manuais e programas de desempenho, bem como o log do grupo Whatsapp dos lojistas. Foram entrevistados os gerentes das quatro lojas analisadas, além de vendedores, consultores, pessoal de apoio e executivos da organização, totalizando 12 pessoas. Constatou-se que o profissional de vendas usa a informação em gradações diferentes entre as dimensões, com maior ênfase para o sensemaking e menor intensidade para a tomada de decisão.Downloads
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Publicado
2018-12-26
Como Citar
Ramos, R. B., Joia, L. A., & Carvalho, R. B. de. (2018). Uso da informação por profissionais de venda: estudo de caso em organização varejista brasileira de grande porte. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(4), 97–116. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22593
Edição
Seção
Artigos