Multi e interdisciplinaridade nos programa em ciência da informação brasileiros

Autores

  • Tamie Aline Lança Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade de São Paulo (USP)
  • Roniberto Morato Amaral Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Luciana Souza Gracioso Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Plataforma Lattes, Bibliometria.

Resumo

A Ciência da Informação surge junto à transição entre ciência moderna e pós-moderna, que originou um movimento integrador de saberes denominado de interdisciplinaridade. Atrelando-se ao fato de ter um complexo objeto de estudo – a informação, reconhece-se sua inclinação interdisciplinar. Com o crescimento dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, tornou-se relevante identificar como ocorrem as relações interdisciplinares nesses programas. O método de pesquisa do presente artigo compreendeu a utilização da Bibliometria e da análise de redes como técnicas de análise de informações. A amostra envolveu 417 currículos Lattes de docentes vinculados aos programas de pós-graduação, no período de 2013 a 2016. Como resultados, foram caracterizados o perfil multidisciplinar e as relações interdisciplinares na Ciência da Informação, identificando-se as áreas que fornecem e as que recebem contribuições da Ciência da Informação. Concluiu-se que os resultados obtidos contribuem para instrumentalizar a compreensão da interdicisplinaridade na atividade científica da área, e consequentemente para o seu fortalecimento e visibilidade como área do conhecimento no Sistema Nacional de Pós-Graduação Brasileiro.

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Biografia do Autor

Tamie Aline Lança, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Ciência da Informação - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e bibliotecária na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP)

Roniberto Morato Amaral, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSCar

Luciana Souza Gracioso, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSCar

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Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Artigos