Um panorama do ensino superior em gestão da informação no Brasil
Palavras-chave:
Gestão da Informação. Análise exploratória. Classificação de dados textuais.Resumo
A importância da Gestão da Informação enquanto área de pesquisa e de mercado vêm se tornando cada vez mais clara e necessária sob os mais variados aspectos. No âmbito de suas contribuições e avanços, é notável a interdisciplinaridade com áreas como a Administração, Ciência da Informação, Ciência da Computação, além de outras, permitindo a concepção de metodologias, estratégicas e processos voltados a fomentar a inovação e o melhor uso da informação. Entretanto, a própria característica interdisciplinar da Gestão da Informação acaba por gerar diferentes visões e interpretações no que se refere ao conjunto básico de disciplinas que a compõe, como pode ser observado nos Projetos Pedagógicos dos cursos superiores de graduação no Brasil. Neste contexto, este artigo se propõe a tecer um panorama da Gestão da Informação no Brasil, através do desenvolvimento de uma análise exploratória, quantitativa e qualitativa, acerca dos cursos superiores nesta área, a fim de promover subsídios e dados para discussões sobre suas tendências e necessidades, apresentando resultados numéricos e grafos de similaridade entre termos, com base na utilização de métodos estatísticos e de classificação textual. Finalmente, são tecidas discussões sobre os perfis dos cursos com base nas análises realizadas, revelando particularidades e características de cada um deles, as quais fortalecem e compravam o caráter interdisciplinar da Gestão da Informação, e suas faces conectivas com outras áreas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-26
Como Citar
Cordeiro, D. F., & Cassiano, K. K. (2018). Um panorama do ensino superior em gestão da informação no Brasil. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(4), 205–220. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22598
Edição
Seção
Artigos