Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social
Palavras-chave:
Competência em informação. Mediação da informação. Comunidade. Protagonismo social. Empoderamento.Resumo
Apresenta resultado de pesquisa de doutorado, que objetivou desenvolver competências em informação em moradores de uma comunidade por meio de estratégias de mediação, agindo com base no diálogo e na alteridade. Para tal, implementou-se uma ação de informação concretizada através de um projeto de capacitação, produzido a partir de experiência vivenciada durante doutorado-sanduíche na Itália. O percurso metodológico foi pautado na aplicação da abordagem qualitativa, pesquisa participante, observação participante, além do uso de entrevistas. Para tratar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo e recursos de codificação de dados em três níveis: antes, durante e após a capacitação. Os resultados demonstram que as estratégias de mediação da informação forneceram subsídios teóricos para transitar na Ciência da Informação, possibilitando o exercício da reflexão e a potencialização do protagonismo social nos moradores, ao passarem por alguns estágios de empoderamento da informação, ao se apropriarem dela e a utilizarem para desenvolver competências em informação. Conclui-se que a ação de informação realizada para e com os moradores produzem conhecimentos, principalmente, a interação dos sujeitos com o meio onde vivem, a partir da carga cultural e histórica que eles trazem, o que está intrinsicamente ligado à prática social.Downloads
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Publicado
2019-04-15
Como Citar
Farias, M. G. G., Varela, A. V., & Freire, I. M. (2019). Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(1), 4–24. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22601
Edição
Seção
Artigos