As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira
Palavras-chave:
Editoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior.Resumo
Aborda as editoras universitárias públicas federais e estaduais brasileiras, como ambientes associados à produção e disseminação do conhecimento científico. Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando a produção editorial, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro. O objetivo é apresentar uma análise da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa e a população selecionada consiste de 47 dirigentes das editoras universitárias, dos quais se obteve o retorno de 16 questionários. Na coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado via e-mail no período de fevereiro a março de 2016. Os resultados mostram que algumas Editoras Universitárias estão organizadas para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados permitem aos interessados no tema observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das editoras pesquisadas.Downloads
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Publicado
2019-04-15
Como Citar
Paolinelli, S. M. R., Gaydeczka, B., & Anjo, L. F. R. dos S. (2019). As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(1), 25–38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22602
Edição
Seção
Artigos