As editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira

Autores

  • Sônia Maria Rezende Paolinelli Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Beatriz Gaydeczka Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Editoras universitárias. Inovação tecnológica. Inovação editorial. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino Superior.

Resumo

Aborda as editoras universitárias públicas federais e estaduais brasileiras, como ambientes associados à produção e disseminação do conhecimento científico. Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão influenciando a produção editorial, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro. O objetivo é apresentar uma análise da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa e a população selecionada consiste de 47 dirigentes das editoras universitárias, dos quais se obteve o retorno de 16 questionários. Na coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado via e-mail no período de fevereiro a março de 2016. Os resultados mostram que algumas Editoras Universitárias estão organizadas para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os resultados permitem aos interessados no tema observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das editoras pesquisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Rezende Paolinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Inovação Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM. Graduada em Biblioteconomia pela UNIFOR-MG, Formiga (MG) em 1985. Especialista em Gerenciamento Estratégico da Informação pela Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, em 1998 e em Tecnologias Integradas à Educação, pelas Faculdades Associadas de Uberaba, Uberaba, MG, em 2009. Atualmente é Bibliotecária/Documentalista na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, tendo pesquisado sobre a vida e obra dos escritores uberabenses e publicado o livro: Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses.

Beatriz Gaydeczka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Letras, autora para correspondência, Docente no Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Engenharia Química, Uberaba, Minas Gerais. Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica – PMPIT

Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Engenharia Civil, Docente no Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Engenharia Civil, Uberaba, Minas Gerais. Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica – PMPIT

Downloads

Publicado

2019-04-15

Edição

Seção

Artigos